Cassilândia, Domingo, 27 de Maio de 2018

Últimas Notícias

25/02/2007 11:02

Direito adquirido permitiu aposentadoria de ex-deputados

Agência Câmara

O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, explicou que as aposentadorias de ex-deputados assinadas por ele em 2007 são rigorosamente legais e se referem a direitos adquiridos com base no regulamento do Instituto de Previdência dos Congressistas (IPC), extinto em 1997. Pelas regras do IPC, para se aposentar com vencimentos proporcionais o parlamentar precisava ter 50 anos de idade e no mínimo 8 de contribuição. Para ter vencimento integral, era necessário contribuir por 30 anos.

Desde o fim do IPC, o parlamentar que deseja a aposentadoria precisa ter no mínimo 35 anos de contribuição para a Previdência e 60 anos de idade. Quem obteve mandato já com as novas regras pode obter aposentadoria proporcional como parlamentar correspondente a 1/35 por ano de mandato. "Todas as assinadas por mim foram legais, porque os ex-parlamentares têm esse direito ao deixarem os mandatos. Portanto, eu apenas fiz um ato de rotina", afirmou Chinaglia.

Caso voltem a ser eleitos, os ex-parlamentares terão de optar entre o salário ou a aposentadoria. Quem deixou a Câmara e já recebe outra aposentadoria também deve fazer uma opção.

José Janene
Até ontem, o Diário Oficial da União já tinha publicado as aposentadorias de treze ex-deputados federais. Um deles terá aposentadoria integral: José Janene (PP-PR). Ele foi aposentado por invalidez em 31 de janeiro, depois de três juntas médicas atestarem que sofre de cardiopatia grave. A aposentadoria de Janene será de R$ 12.847,20. O ex-deputado foi um dos acusados de suposto envolvimento no "caso do mensalão".

O presidente da Câmara não quis comentar o caso de Janene, porque a concessão de aposentadoria foi assinada na gestão anterior da Mesa Diretora .

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 27 de Maio de 2018
Sábado, 26 de Maio de 2018
14:57
Cassilândia
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)