Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Dieese: Piso salarial está atrelado ao valor do mínimo

Melina Fernandes/ABr - 29 de novembro de 2005 - 04:00

A definição dos pisos salariais dos trabalhadores brasileiros está mais atrelada do que deveria ao valor do salário mínimo, indica pesquisa divulgada hoje (28) pelo Sistema de Acompanhamento de Salários (SAS) do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

"[O salário mínimo] acabou por reprimir um aumento mais efetivo desses pisos salariais. O salário mínimo é uma orientação para a determinação dos pisos, o que faz com que os empresários contratem a mão-de-obra de que precisem por um salário menor", avalia Ilmar Ferreira da Silva, da equipe técnica responsável pela elaboração da pesquisa.

A entidade analisou informações de janeiro a junho deste ano de 175 negociações salariais no país e constatou que, em mais da metade delas, a função desempenhada pelos empregados é o fator que mais influencia a definição do piso. Segundo o Dieese, as empresas não levam em consideração um conjunto de variáveis, como a complexidade da tarefa executada, o tempo de serviço do funcionário na empresa, entre outros.

Ilmar Ferreira destaca que foram analisados os acordos de categorias que fixam patamar mínimo de negociação e explica que definir bem estas classes é uma questão fundamental para melhorar os salários. "A falta de uma política mais específica de recuperação do valor do salário mínimo termina por refletir-se na média dos salários das pessoas que estão entrando no mercado de trabalho ou que não têm qualificação", diz.

O pesquisador avalia que este ano já houve uma recuperação importante e o salário mínimo ficou 8% acima da inflação. Ele afirma que o movimento sindical aguardar por mais uma recuperação para o próximo ano. "O rumo indicado da reforma sindical que indique mais claramente as categorias profissionais é um passo".

"O que a gente percebe é que os pisos maiores estão na área de serviços pela própria natureza das funções destas categorias e que, de um modo geral, embora os valores em real tenham aumentado em valor de moeda, quando se compara em números de salários mínimos, há uma certa estabilidade."

SIGA-NOS NO Google News