Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

29/11/2005 04:00

Dieese: Piso salarial está atrelado ao valor do mínimo

Melina Fernandes/ABr

A definição dos pisos salariais dos trabalhadores brasileiros está mais atrelada do que deveria ao valor do salário mínimo, indica pesquisa divulgada hoje (28) pelo Sistema de Acompanhamento de Salários (SAS) do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

"[O salário mínimo] acabou por reprimir um aumento mais efetivo desses pisos salariais. O salário mínimo é uma orientação para a determinação dos pisos, o que faz com que os empresários contratem a mão-de-obra de que precisem por um salário menor", avalia Ilmar Ferreira da Silva, da equipe técnica responsável pela elaboração da pesquisa.

A entidade analisou informações de janeiro a junho deste ano de 175 negociações salariais no país e constatou que, em mais da metade delas, a função desempenhada pelos empregados é o fator que mais influencia a definição do piso. Segundo o Dieese, as empresas não levam em consideração um conjunto de variáveis, como a complexidade da tarefa executada, o tempo de serviço do funcionário na empresa, entre outros.

Ilmar Ferreira destaca que foram analisados os acordos de categorias que fixam patamar mínimo de negociação e explica que definir bem estas classes é uma questão fundamental para melhorar os salários. "A falta de uma política mais específica de recuperação do valor do salário mínimo termina por refletir-se na média dos salários das pessoas que estão entrando no mercado de trabalho ou que não têm qualificação", diz.

O pesquisador avalia que este ano já houve uma recuperação importante e o salário mínimo ficou 8% acima da inflação. Ele afirma que o movimento sindical aguardar por mais uma recuperação para o próximo ano. "O rumo indicado da reforma sindical que indique mais claramente as categorias profissionais é um passo".

"O que a gente percebe é que os pisos maiores estão na área de serviços pela própria natureza das funções destas categorias e que, de um modo geral, embora os valores em real tenham aumentado em valor de moeda, quando se compara em números de salários mínimos, há uma certa estabilidade."

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)