Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Dicas para ter uma navegação segura na web

Catho - 31 de julho de 2015 - 21:00

O número de pessoas conectadas ao redor do mundo cresce consideravelmente a cada ano e, nós, brasileiros, não deixamos por menos: segundo pesquisa da We Are Social, passamos 6,1 horas por dia navegando na web, a maior média global. De transações bancárias a compras de supermercado, hoje é possível fazer quase tudo por meio da rede, mas será que este é um ambiente confiável?

Difícil encontrar alguém que ainda não foi picado pelo bichinho da internet e vive sem aproveitar as facilidades que a ferramenta proporciona à vida moderna. Toda a comunicação do nosso círculo social, acadêmico e profissional tem se baseado quase exclusivamente por meio dela, seja por redes sociais, e-mails, mensagens instantâneas ou VoIP. Por outro lado, é muito fácil encontrar pessoas que navegam diariamente e mesmo assim desconhecem medidas básicas de segurança, tornando-se alvo fácil de golpistas pela rede.

Apesar dos avanços tecnológicos e das inovações para proteger os internautas, crimes como invasões a computadores e roubos de dados de cartões de crédito infelizmente ainda são realidade. Por isso foi criado o Dia da Internet Segura, data comemorada hoje (10/02) que tem por objetivo alertar os usuários sobre os perigos a que estão expostos e, principalmente, conscientizá-los sobre o modo como usam a web.

Os “10 nuncas”

“Para maximizar nossa experiência com esta tecnologia de comunicação, são necessárias algumas medidas de segurança. Assim é possível evitar situações adversas e reduzir os riscos de exposição”, afirma Tiago da Silva Tavares, especialista em Segurança da Informação.

Segundo ele, de nada adianta ter softwares de segurança ou manter seu computador sempre atualizado, se o usuário não tiver a consciência do uso seguro e adequado da internet. Por isso, ele separou dez dicas simples que vão ajudar você a navegar com mais segurança. Confira!

1. Nunca envie informações pessoais em um e-mail onde os destinatários são desconhecidos.

2. Nunca envie informações pessoais por meio de sites cujo link você tenha recebido por e-mail.

3. Nunca coloque informações pessoais em qualquer fórum de discussão.

4. Nunca utilize a mesma senha para todos os sites em que você tem cadastro.

5. Nunca divulgue informações pessoais para terceiros por mensagens instantâneas (WhatsApp, Messenger etc.), chats ou por telefone.

6. Nunca utilize seu notebook conectado em redes públicas sem que ele esteja devidamente atualizado, com firewall e antivírus ativados com a última versão. Você pode adquirir estes produtos em um único pacote de software.

7. Nunca faça compras pela Internet se a loja não oferecer uma conexão segura com criptografia, principalmente na página onde seus dados pessoais e de cartão de crédito serão inseridos.

8. Nunca baixe arquivos, como músicas, filmes e seriados, de sites que você não confie ou desconheça.

9. Nunca permita que terceiros utilizem ou se conectem a seu computador. Caso precise de ajuda, procure alguém de sua confiança.

10. Por fim, nunca permita que crianças utilizem a internet sem supervisão.

SIGA-NOS NO Google News