Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mundo Fitness: dicas para correr na chuva

Mundo Fitness

Sua Corrida - 18 de junho de 2021 - 11:00

Mundo Fitness: dicas para correr na chuva

Se tomar os devidos cuidados, é possível correr na chuva sem grandes problemas. E o melhor: o banho d’água geralmente torna o exercício muito desafiador e prazeroso. Então, prepare-se para encarar o asfalto molhado com nossas táticas.

ANTES DO TREINO
Use as roupas certas O ideal é vestir peças leves, feitas de material sintético (poliamida, poliéster), e evitar o algodão. “O tecido absorve bastante quantidade de água. Com a chuva, a camiseta vai ficar pesada e pode incomodar a pele por causa do atrito”, alerta Silvio Ribeiro, professor da SR Team Assessoria Esportiva. No calor, só utilize jaquetas impermeáveis se elas tiverem boa ventilação. Caso contrário, seu corpo pode aquecer demais, o que prejudica o rendimento no treino.

Aposte no boné Geralmente, só lembramos do acessório em dias de sol. Mas ele é um grande aliado quando chove. A aba do boné evita que pingos de água batam no olho e atrapalhem a visão. Além disso, não deixa a água ficar escorrendo pelo rosto, o que incomoda muito durante a corrida.

Planeje sua rota Antes de sair de casa, analise bem o caminho que você vai percorrer. Deixe de fora do seu percurso ruas com trânsito intenso ou que costumam alagar. Passe longe também de locais com muitas árvores, pois existe o risco de um galho quebrar com o vento e atingir você.

Minimize o atrito nos pés Meias e tênis molhados são um cenário propício para o aparecimento de bolhas. “Uma forma de minimizar o problema é passar vaselina ou pomada antiassadura nos dedos, unhas e pontos do pé que costumam sofrer mais com o atrito”, orienta Paulo Nogueira, diretor técnico da PN Treinamento Assessoria Esportiva.

Capriche no aquecimento É uma delícia quando a chuva de verão começa a cair no meio da corrida. A água refresca o corpo, purifica a alma e eleva a motivação. Mas, iniciar o treino debaixo d’água não é uma tarefa simples. Quando precisar fazer isso, realize um bom aquecimento antes de ir para a rua. Assim, você ganha coragem, prepara seu corpo para o exercício e evita lesões. “Uma opção é pular corda em um lugar coberto, durante cinco a dez minutos, por exemplo”, aconselha Silvio Ribeiro. Você também pode fazer polichinelos, educativos ou algumas séries de alongamentos dinâmicos.

DURANTE O TREINO
Preste atenção onde pisa Fuja de poças de água. “Elas escondem buracos, pedras, galhos e bueiros sem tampa, que podem fazer você torcer o pé ou até sofrer um acidente mais sério”, alerta Paulo Nogueira. Cuidado também ao pisar nas faixas indicativas no asfalto, como a de pedestre. A sinalização costuma ficar escorregadia quando molhada.

Mude o treino quando for preciso Piso escorregadio, poças de água que você precisa ficar desviando o tempo todo e vento contra podem dificultar alguns tipos de atividade, como treinos intervalados. Se você perceber que as condições não estão adequadas para realizar o que manda a planilha, tudo bem mudar o proposto e fazer só uma rodagem leve.

Não se arrisque Se a chuva ficar muito forte ou você notar que há muitos relâmpagos, pare de correr imediatamente e procure um abrigo seguro. Nunca fique debaixo de árvores. Elas são um risco para sua segurança, pois atraem raios e também existe a possibilidade de um galho quebrar e atingir você.

DEPOIS DO TREINO
Troque de roupas Se você costuma treinar depois do trabalho, leve sempre na mochila uma toalha, um chinelo e uma camiseta extra. Ficar com roupas e calçados ensopados é um atrativo para problemas de pele como micoses e chulé. Além disso, usar roupas molhadas pode baixar sua imunidade, o que deixa você mais suscetível a pegar gripes e resfriados.

Alimente-se bem. Mantenha uma dieta equilibrada, repleta de frutas, verduras e legumes. Assim, você fornece ao corpo todas as vitaminas e minerais necessários para o bom funcionamento do organismo e mantém sua imunidade em alta.

SIGA-NOS NO Google News