Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Diabéticos desconhecem principal causa de cegueira

Agência Notisa - 03 de outubro de 2005 - 16:22

A retinopatia diabética é a principal causa de cegueira em pacientes diabéticos. Para se ter uma idéia, estudos mostram que, após 15 anos de diabetes, a prevalência de retinopatia entre os portadores dependentes de insulina é de 97% e, entre os não dependentes, de 80%. Apesar disso, muitos pacientes desconhecem a doença, sua gravidade e o tratamento a laser. Isso é o que mostram pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas, em um estudo realizado com 299 diabéticos.

Os pacientes foram submetidos a um questionário e a exames de fundo de olho. De acordo com artigo publicado na edição de maio/junho de 2005 dos Arquivos Brasileiros de Oftalmologia, “o estudo teve o objetivo de identificar conhecimentos e opiniões de um grupo de diabéticos referentes à retinopatia diabética e seu tratamento, a fim de fornecer informações que possam contribuir para implementar e/ou aperfeiçoar programas e ações preventivas e de controle dessa afecção ocular”.

Os pesquisadores observaram que mais da metade dos entrevistados desconhecia a gravidade da própria doença ocular ou consideravam-na sem gravidade. “Esse fato evidencia a necessidade de programa de prevenção de retinopatia, visando a esclarecer a população a respeito da importância e utilidade das ações preventivas referentes à retinopatia diabética”, ressaltam no artigo.

Além disso, a equipe verificou que 32,4% dos pacientes declaram não saber da existência de cirurgia ou laser para tratamento de retinopatia diabética. Entre os que não procuraram tratamento, a principal razão apontada foi a de não sentir necessidade. Muitos disseram ainda que tinham medo de realizar o tratamento: “o sentimento predominante de medo do tratamento reforça a idéia de que caberia aos serviços responsáveis pelo encaminhamento ao tratamento esclarecer que dificuldades iniciais são compensadas por manutenção por mais tempo de níveis adequados de visão e que a acuidade visual atual não é indício seguro de ausência de retinopatia, ou seja, não assegura manutenção da visão por prazos mais longos”.

Os pesquisadores também apontam a necessidade de os endocrinologistas e clínicos gerais serem submetidos a treinamento formal de oftalmologia. Segundo eles, “os clínicos gerais, endocrinologistas ou médicos de família, não estão preparados para o importante papel de primeiros triadores de saúde visual que o sistema atual de saúde requer. Isto não é surpresa, pelo fato de que poucos desses médicos receberam treino formal de oftalmologia como parte de sua educação médica ou programa de residência”.

SIGA-NOS NO Google News