Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Diabetes: Dose errada de insulina pode causar incômodo

Agência do Rádio - 22 de abril de 2012 - 13:20

Quem sofre de diabetes deve ficar atento para evitar crises de hipoglicemia. A reação acontece pela diminuição da taxa de açúcar no sangue. Os sintomas são mal-estar, tontura, sudorese, e em casos mais graves pode ocasionar em desmaios e até o coma. A coordenadora de áreas técnicas da Atenção Básica do Ministério da Saúde, Patrícia Sampaio, aponta as principais causas da hipoglicemia em diabéticos.

Coordenadora de áreas técnicas da Atenção Básica do Ministério da Saúde, Patrícia Sampaio: \"pode ser que o paciente ficou com um intervalo muito grande sem se alimentar, mas fez o uso da medicação corretamente e, como a medicação do paciente diabético, o objetivo é baixar o nível de glicose no sangue, se você ficar muito tempo sem comer, e a medicação fazendo efeito, aí você pode ter um nível muito baixo e sintomas de uma hipoglicemia. Ou, ao contrário, a pessoa tomou excesso de remédios, manteve a alimentação normal, mas errou a dose da insulina e está a mais do que a dieta do dia a dia da pessoa, então, ela também pode ter um nível de glicemia mais baixo que chegue a causar sintomas de hipoglicemia.\"

Para a coordenadora de áreas técnicas da Atenção Básica do Ministério da Saúde, Patrícia Sampaio, a melhor forma de evitar as crises de hipoglicemia é conhecer o funcionamento do organismo. Ela dá dicas do que fazer para evitar as crises.

Coordenadora de áreas técnicas da Atenção Básica do Ministério da Saúde, Patrícia Sampaio: \"é importante a pessoa saber os níveis, tanto da glicemia normal, quanto da aumentada, quanto da baixa que poderia causas sintomas. A outra questão é ela saber a dieta dela e a pessoa que muda muito a dieta talvez tenha que ter alguma alteração na dose da medicação. E se você alterou a dose da sua medicação, você tem que talvez mudar alguma coisa na sua dieta para que ela se mantenha do melhor jeito, que você não sinta sintoma.\"

Segundo ela, o ideal é que o paciente de diabetes esteja sempre atento ao nível de glicose no sangue.

SIGA-NOS NO Google News