Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Dia Nacional de Combate ao fumo: o que vai ser debatido?

Imprensa Abead - 27 de agosto de 2008 - 07:47

Na próxima sexta-feira, dia 29 de agosto, será comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Este ano, os debates estão concentrados em duas questões: a taxa de mortalidade atribuída ao fumo passivo e a proibição do consumo de cigarros em ambientes fechados.

Segundo o estudo Mortalidade Atribuível ao Tabagismo Passivo na População Brasileira, realizado por pesquisadores do Instituto Nacional de Câncer (Inca), pelo menos sete brasileiros morrem a cada dia por doenças provocadas pela exposição à fumaça do tabaco. O número pode ser maior, pois a pesquisa considerou somente as três principais doenças relacionadas ao tabagismo passivo: câncer de pulmão, doenças isquêmicas do coração - como enfarte - e acidentes vasculares cerebrais, entre pessoas com mais de 35 que nunca fumaram, mas que moravam com pelo menos um fumante no mesmo lar.

A psiquiatra Analice Gigliotti, presidente da Abead (Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas), comentou os resultados. “Diversas pesquisas comprovam que exposição à fumaça do tabaco traz prejuízos graves. O estudo do Inca reforçou a tese de que o fumo prejudica a saúde do usuário e das pessoas que convivem com ele”. Segundo ela, uma forma de prevenir essas doenças é a proibição do fumo em locais fechados. “Essa é uma medida de saúde pública que pode render bons resultados”, explica.

Serviço
Por ocasião do Dia Nacional de Combate ao Fumo, a Abead oferecerá, através de seu site (www.abead.com.br), um teste de dependência física de nicotina. Através dele, fumantes interessados em largar o cigarro poderão medir o seu grau de dependência. O resultado do teste será revelado instantaneamente.

Também haverá um atendimento online para tirar dúvidas e esclarecer a população sobre o uso do tabaco. Nos dias 29 e 30 de agosto, especialistas da entidade responderão as mensagens enviadas através de um formulário especial, disponível no site da Associação: www.abead.com.br.

Os especialistas lembram, entretanto, que para realizar o tratamento do tabagismo é recomendável procurar ajuda de especialistas.

SIGA-NOS NO Google News