Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Dia do Fonoaudiólogo: porque ele é necessário?

Agência do Rádio - 09 de dezembro de 2008 - 07:24

Nove de dezembro é dia do fonoaudiólogo. Pessoas com distúrbios na fala, com problemas auditivos e com dificuldade de escrita, como a dislexia, devem fazer um tratamento com um fonoaudiólogo. Esses transtornos podem surgir de alterações genéticas, psicológicas ou até por questões ambientais e sociais. Ao perceber qualquer uma dessas dificuldades, a pessoa deve procurar um profissional. Até bebês e crianças podem fazer tratamento, se for necessário. A fonoaudióloga Vera Lúcia Mendes, presidente do Departamento de Saúde Coletiva da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, explica que o tratamento com um fonoaudiólogo não é só uma questão de saúde física, mas de bem-estar social.


"Embora esses transtornos de linguagem, mesmo os mais variados, não matem, eles têm uma implicação social muito grande. Então, o sujeito que tem um transtorno de linguagem e não tem acesso a tratamento, ele acaba tendo um prejuízo social muito grande, ele tem um prejuízo social de aprendizagem, de empregabilidade, de limitação de circulação social, etc."

A fonoaudióloga Vera Lúcia Mendes explica que é importante os profissionais que usam a voz como instrumento de trabalho procurarem tratamento. É o caso de professores, radialistas e atores. Além de ser um diferencial no trabalho, evita lesões.

Reportagem, Cynthia Ribeiro

SIGA-NOS NO Google News