Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Dia da mentira é usado para disseminar vírus na web

Marcio Breda, Campo Grande News - 30 de março de 2009 - 13:32

Abril é um mês freqüentemente utilizado pelos criadores de malware em função do dia da mentira. Em 2009 não será diferente. Especialistas em computação alertam para o ataque programado de milhares vírus operacionais neste dia.

A atividade não é nova. Hackers do mundo todo “elegeram” o dia da mentira como a principal data de execução dos vírus. É uma espécie de ataque programado. Essas redes zumbis (ou botnets) espalham spams e distribuem malware. Uma rede desse tipo, rastreada no fim do ano passado, chegou a controlar 1,5 milhão de computadores.
Mas de todas as ameaças, a mais temida é o Conficker. O verme já infectou milhões de computadores, transformando-os em vítimas de redes zumbis. Uma de suas maiores vítimas foi o parlamento da Inglaterra. A praga deixou o sistema lento e bloqueou várias contas.

Atualmente uma cruzada comandada pelas empresas de antivírus busca eliminar a praga. A Microsoft se manifestou na caçada pelo Conficker e chegou a oferecer uma recompensa a quem entregar os autores do vírus. Acredita-se que eles estão em algum lugar na Europa Oriental.



Então ta... Mas o que eu faço?



Apesar do drama, não existe razão para pânico. Se você já possui uma conduta preventiva na Internet, seu sistema operacional possui atualizações de segurança e o antivírus atualizado, o risco é muito pequeno.

Para garantir proteção contra eventuais novas ameaças, antes de 31 de março (amanhã) você deve ter certeza que o seu programa antivírus esteja totalmente atualizado.

Além disso, sempre que você ligar o seu computador, certifique-se que o sistema de proteção esteja realmente sendo executado. Alguns vírus são concebidos especificamente para os programas antivírus e para desligá-los.

SIGA-NOS NO Google News