Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Devido ao ICMS, 61 postos de combustíveis foram fechados

Laureane Schimidt/Campo Grande News - 24 de janeiro de 2006 - 07:24

Em Mato Grosso do Sul, 61 dos 150 postos de combustíveis localizados nas rodovias estão fechados, revela dados do SINPETRO/MS (Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis Automotivos, Lubrificantes e Lojas de Conveniência de Mato Grosso do Sul). O motivo é a queda, cada vez mais acentuada, na venda de óleo diesel. Somente em 2005, segundo dados da Agência Nacional de Petróleo, a queda foi de 10,1%, que representa mais de 100 milhões de litros. Os demais estabelecimentos correm risco de ter o mesmo destino e que gerou, nos últimos anos, mais de 2.000 desempregos no setor, segundo aponta o SINPETRO/MS. O governador, de acordo com a entidade, elevou a alíquota do ICMS do óleo diesel para 17% com a promessa de baixar para 12% no prazo de um ano.
Segundo o presidente do SINPETRO, Carlos Bonatt, já se passaram sete anos e o governo não cumpriu a palavra. "O quadro nas rodovias continua crítico. Muitos postos estão na iminência de fechar. Outros promoveram drásticas reduções de custos, dispensando inclusive empregados, para poderem se manter no mercado por mais tempo”.
Bonatto lembra que os Estados de Minas Gerais e Goiás, que reduziram para 12% a alíquota do ICMS do óleo diesel, também temiam queda na arrecadação, o que não ocorreu devido ao aumento do volume de venda.
Bonatt disse ainda que a maioria dos caminhoneiros que entram no Estado possui tanques capazes de evitar que abasteçam em postos localizados em Mato Grosso do Sul. Os postos fechados estão localizados principalmente na região de divisa com os Estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná, onde a alíquota do ICMS do diesel é de 12% contra os 17% cobrados em Mato Grosso do Sul.

SIGA-NOS NO Google News