Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

22/09/2015 11:00

Deve-se aplicar gelo ou calor numa lesão?

Portal Educação Física

 

A ideia de que qualquer lesão passa com gelo não está totalmente correta. Em alguns casos o calor é melhor aliado. Saiba quando fazer uma coisa ou outra para recuperar o mais rápido possível.

Quem treina regularmente sabe quão má pode ser uma entorse: para além de doer, significa parar e consequentemente perder o ritmo. Por isso mesmo, muitas pessoas continuam a fazer exercício, o que acaba por agravar a lesão. O segredo é aplicar gelo ou calor na zona lesionada, descansar e ser paciente.

Gelo ou calor, sim, leu bem. Tendo em conta que pode ser confuso quando se deve recorrer ao frio ou ao quente, a Bustle consultou duas quiropratas californianas, Kathryn Fox e Alison Adamczyk, e esclarece quando se deve usar um ou outro.

Quando fazer gelo?

1. Acabou de se lesionar
O propósito do gelo é reduzir a inflamação e minimizar o estrago que a lesão pode fazer. Nesse sentido, o gelo é o melhor amigo que pode ter. Ambas as quiropratas recomendam que seja feito no caso de as lesões terem menos de 72 horas e quando a zona magoada está vermelha, inchada e causa dores que parecem picadas.

O gelo deve ser aplicado num saco ou com uma compressa e deve proteger a sua pele sempre com uma toalha, para evitar o contacto direto e uma possível queimadura. De acordo com a University of Wisconsin-Madison, deve aplicá-lo por 15 a 20 minutos, no máximo. E deve fazê-lo várias vezes ao dia, com intervalos de 45 minutos entre aplicações (no mínimo), repetindo o processo nos dias que se seguem à lesão.

2. A zona magoada está inflamada
Enquanto a área onde se magoou estiver inflamada, não pare de fazer gelo. Segundo Kathryn Fox e Alison Adamczyk, se há dor, há inflamação, e “o gelo é a melhor arma para acalmar o fogo”. Para saber se ainda está inflamada, basta pressionar ligeiramente a zona ou comparar com a do lado.

A inflamação também diminui com anti-inflamatórios, como é sabido, seja um ibuprofeno ou uma aspirina. O que não significa, de forma alguma, que deixe de aplicar gelo. No caso de a inflamação continuar após uma semana de tratamento e descanso, então o melhor que faz é ir ao médico.

3. Acabou de fazer exercício
Há certas lesões que permitem que continue a fazer exercício, dependendo do lugar onde se magoou. Se tiver o pulso magoado, vai continuar a ser capaz de correr. No entanto, não se pode esquecer de fazer gelo sempre depois da atividade física, uma vez que o aumento do fluxo sanguíneo pode piorar a inflamação. O gelo deve ser feito depois do exercício e nunca antes, de acordo com a terapeuta Laurel J. Freeman, já que fazer gelo antes pode expor a articulação a mais lesões.

Quando usar calor?
1. A lesão é antiga
O calor ajuda a circulação e a mobilidade. Segundo o que é recomendado pela Healthline, o gelo deve ser feito no caso de uma lesão aguda, já o calor deve ser usado numa lesão crónica (as que já o perseguem há demasiado tempo). As quiropratas aconselham a usar calor quando a dor é crónica e os seus músculos estão rígidos ou doridos. Muitas compressas de gelo também podem ser usadas como compressas de calor ou pode comprar uma almofada de aquecimento elétrico.

À semelhança do frio, também deve proteger a sua pele do calor recorrendo a uma toalha e deve certificar-se de que a compressa não está demasiado quente.

2. Os músculos estão tensos
O calor é melhor para a tensão muscular do que para uma lesão propriamente dita. É extremamente relaxante e tem o poder de acalmar músculos que são muito trabalhados e têm muitos nós. Fox e Adamczyk dizem que quando os músculos apresentam rigidez e estão doridos é importante aumentar a circulação de forma a ajudar na reparação dos tecidos.

Experimente passar uma toalha em água quente e depois colocá-la na zona que dói. Deve ainda tentar massajar a área (ou pedir a alguém que o faça). O calor vai aumentar a quantidade de sangue na zona, o que vai ajudar a eliminar o ácido láctico, o verdadeiro culpado pelos seus músculos parecerem pedra.

3. Antes de fazer exercício
Uma vez que o calor ajuda a desprender tudo, é ótimo para quando sente rigidez antes de fazer exercício. Além de ser uma mais-valia se pretende exercitar-se na rua num dia de frio. É importante manter os seus músculos relaxados antes e depois de qualquer atividade física. No entanto, não esquecer que o calor nunca deve ser aplicado após o exercício, se sentir dor. Esse é um caso que pede gelo.

Tenha ainda em conta que o tempo é a componente mais importante no que à recuperação de uma lesão diz respeito. Segundo a dupla de especialistas, há sempre exceções à regra e, por isso, há casos em que uma pessoa pode não tolerar o gelo ou o calor, ou casos em que sofra de uma doença em que aplicar frio ou quente seja uma contra indicação. Nestes casos, terá de procurar outras alternativas.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)