Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

10/02/2005 13:41

Detran fiscaliza transporte escolar em todo o Estado

Fernanda Mathias / Campo Grande News

Detran fiscaliza transporte escolar na Capital e interior
Desde o mês passado o Detran/MS (Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul) está vistoriando o transporte escolar em Campo Grande, ação que deve ser estendida ao interior a partir do dia 14, segundo a responsável pelo setor de Educação do Detran, professora Inês Esteves. Ela explica que a vistoria na Capital começou antes porque concentra a maior parte da frota, cerca de 200 veículos. No ano passado 201 foram vistoriados na Capital e 1.245 no Estado.
Até agora a procura foi baixa, somente 100 veículos foram fiscalizados, e por isso o Detran deve propor à Polícia Militar uma operação de fiscalização conjunta.
Inês explica que todas as prefeituras foram informadas sobre a vistoria e devem pedir aos motoristas e proprietários que estejam presentes no dia da verificação. Além dos fiscais do Detran, acompanham a verificação representantes do Ministério Público Estadual. “Caso seja constatada alguma irregularidade, o Detran encaminha relatório ao Ministério Público, que vai investigar e cobrar a adequação à lei”, acrescenta. A fiscalização deve ser encerrada até o dia 15 de abril.
O objetivo garantir a qualidade dos veículos responsáveis pelo transporte escolar. Durante a verificação, os técnicos verificam se os carros estão adequados às normas impostas pelo Código de Trânsito, que exige equipamentos de segurança e pintura em bom estado; cintos de segurança equivalente ao número de lotação do veículo; a palavra Escolar pintada em letras amarelas; registro de veículo de passageiro. Irregularidades resultam em advertência, recolhimento do veículo e até suspensão do registro de transporte escolar.
Inês apela aos pais e proprietários de escolas para que desempenhem o papel de fiscal. “O pai deve exigir qualidade quando contrata um veículo para transportar seu filho até a escola, diariamente. Os proprietários devem obedecer as regras, garantir segurança aos transportados e merecer a confiança de quem os contrata”, alerta.
Além disso, ressalta que cada órgão tem sua responsabilidade na fiscalização do transporte escolar. “É responsabilidade da prefeitura, da Assomasul (Associação do Municípios), Detran, Agetran, escolas, ministério público e polícias garantir a segurança do transporte escolar”, afirma. Para quem tiver dúvidas, ou quiser denunciar irregularidades, o telefone é 3680255.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)