Cassilândia, Sexta-feira, 25 de Maio de 2018

Últimas Notícias

16/06/2004 14:16

Desemprego entre jovens é o dobro do existente

Cecília Jorge/ABr

Com um número de jovens comparado à população total da Argentina, o Brasil tem a quinta maior população juvenil do mundo, segundo dados do Fundo de População das Nações Unidas. São cerca de 35 milhões de pessoas entre 15 e 24 anos. O tamanho dos problemas que atingem essa parcela de brasileiros é revelado pelas estatísticas.

Oito milhões de jovens têm baixa escolaridade, tendo pelo menos cinco anos de atraso na série escolar; e 3,3 milhões nem sequer freqüentam a escola. De acordo com estudo do Ministério do Trabalho, os jovens correspondem a 23% da população economicamente ativa, mas o desemprego entre eles é duas vezes maior do que em qualquer outra faixa etária.

Mesmo com tantos problemas, o país ainda não possui uma política nacional para a juventude. É o que a Conferência Nacional de Juventude está querendo mudar. Promovido pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados, destinada a acompanhar e estudar propostas de políticas públicas para a juventude, o encontro reúne, até sexta-feira, 2 mil jovens e políticos para discutir o tema, em Brasília.

“Isso nunca foi colocado como um objetivo a ser alcançado. Cada ministério, cada estado, cada município enfrenta isso a seu modo. Essa batalha a juventude perdeu e agora quer reverter isso. A juventude é a grande vítima da violência, do desemprego, da discriminação, da exclusão de determinadas políticas. Então, agora a juventude está se mobilizando”, disse o ministro Nilmário Miranda, da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos.

Para Nilmário Miranda, o protagonismo jovem será o grande responsável pela mudança na atuação política. “No Brasil, sempre foi assim, quando a juventude se mobiliza alguma coisa acontece. Ela foi fundamental na abolição da escravidão, na revolução de 30, no fim da ditadura do Estado Novo, pelo impeachment do Collor e pela ética na política. Nos grandes momentos da história, a juventude foi fundamental. Agora, está na hora da juventude ser fundamental para ter uma política para ela própria, que ela ajude a construir e mobilize a nação em torno dessa política”, defendeu o ministro.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 24 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Quarta, 23 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)