Cassilândia, Terça-feira, 29 de Setembro de 2020

Últimas Notícias

22/11/2003 08:35

Desembargadora toma posse no TJ/MS

assessoria

A presença feminina volta a ser uma realidade na alta Corte do Judiciário de Mato Grosso do Sul. Tomou posse na quinta-feira o, a Desembargadora Tânia Garcia de Freitas Borges, que em seu discurso enfatizou que “a vitória não é de uma, mas de todas as mulheres do Estado” e demonstrou, com propostas, que pretende lutar por melhorias para a mulher no Judiciário.
Após o juramento de posse, a Desembargadora passou a ser a única mulher entre os 25 Desembargadores do Mato Grosso do Sul. A Desª. Tânia ocupou o cargo destinado ao quinto constitucional do Ministério Público, que era ocupado pelo Des. José Benedicto de Figueiredo, aposentado em outubro último.
Durante saudação de boas-vindas, proferida em nome do Tribunal de Justiça, o Des. João Maria Lós salientou que “é o coração de uma mulher que faz este mundo girar”, fazendo menção à importância de ter uma mulher no colegiado.
Segundo o Presidente do TJ, Des. Rubens Bergonzi Bossay, a Desª. Tânia foi recebida com muita naturalidade, lembrando que no cenário nacional há um número muito grande de mulheres magistradas. “Todos são iguais perante a lei”, destacou.
A Desª. Tânia Garcia de Freitas Borges não é a primeira mulher a conquistar uma cadeira na alta Corte do Judiciário do Estado, já que a Desª. Dagma Paulino dos Reis ocupou uma das vagas no período de 1990 a 1995. “Cheguei à magistratura em 1974, me tornando a segunda mulher juíza do Mato Grosso inteiro e, conseqüentemente, acabei sendo a primeira juíza do Mato Grosso do Sul, depois da divisão em 1977”, recorda Desª. Dagma. Quando se aposentou do cargo, a Desembargadora recebeu inúmeros abaixo-assinados dos movimentos feministas do Estado, clamando pela sua continuidade “em nome da mulher”. A realidade, no Poder Judiciário hoje é outra, dos 149 juízes do Estado 37 são mulheres.
A posse - Participaram da solenidade de posse autoridades dos três Poderes e das entidades de classe ligadas ao Judiciário. No uso da palavra, o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Dr. Vladimir Rossi Lourenço, destacou que a Desª. Tânia estava ingressando num egrégio reconhecido nacionalmente pela operacionalidade e eficiência. Citação confirmada no discurso do Procurador-Geral de Justiça do estado, Dr. Sérgio Luiz Morelli, que destacou a capacidade e o empenho da nova Desembargadora. “Só para se ter uma idéia, Desª. Tânia deixou seus processos em dia no Ministério Público”, ilustrou Dr. Morelli.
A Desª. Tânia Garcia de Freitas Borges passa a compor a 2ª Turma Cível e terá sua primeira atuação na terça. Na quarta-feira (27), estréia na composição do colegiado do Tribunal Pleno.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 29 de Setembro de 2020
Segunda, 28 de Setembro de 2020
10:08
Campo Grande
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)