Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Desembargadora toma posse no TJ/MS

assessoria - 22 de novembro de 2003 - 08:35

A presença feminina volta a ser uma realidade na alta Corte do Judiciário de Mato Grosso do Sul. Tomou posse na quinta-feira o, a Desembargadora Tânia Garcia de Freitas Borges, que em seu discurso enfatizou que “a vitória não é de uma, mas de todas as mulheres do Estado” e demonstrou, com propostas, que pretende lutar por melhorias para a mulher no Judiciário.
Após o juramento de posse, a Desembargadora passou a ser a única mulher entre os 25 Desembargadores do Mato Grosso do Sul. A Desª. Tânia ocupou o cargo destinado ao quinto constitucional do Ministério Público, que era ocupado pelo Des. José Benedicto de Figueiredo, aposentado em outubro último.
Durante saudação de boas-vindas, proferida em nome do Tribunal de Justiça, o Des. João Maria Lós salientou que “é o coração de uma mulher que faz este mundo girar”, fazendo menção à importância de ter uma mulher no colegiado.
Segundo o Presidente do TJ, Des. Rubens Bergonzi Bossay, a Desª. Tânia foi recebida com muita naturalidade, lembrando que no cenário nacional há um número muito grande de mulheres magistradas. “Todos são iguais perante a lei”, destacou.
A Desª. Tânia Garcia de Freitas Borges não é a primeira mulher a conquistar uma cadeira na alta Corte do Judiciário do Estado, já que a Desª. Dagma Paulino dos Reis ocupou uma das vagas no período de 1990 a 1995. “Cheguei à magistratura em 1974, me tornando a segunda mulher juíza do Mato Grosso inteiro e, conseqüentemente, acabei sendo a primeira juíza do Mato Grosso do Sul, depois da divisão em 1977”, recorda Desª. Dagma. Quando se aposentou do cargo, a Desembargadora recebeu inúmeros abaixo-assinados dos movimentos feministas do Estado, clamando pela sua continuidade “em nome da mulher”. A realidade, no Poder Judiciário hoje é outra, dos 149 juízes do Estado 37 são mulheres.
A posse - Participaram da solenidade de posse autoridades dos três Poderes e das entidades de classe ligadas ao Judiciário. No uso da palavra, o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Dr. Vladimir Rossi Lourenço, destacou que a Desª. Tânia estava ingressando num egrégio reconhecido nacionalmente pela operacionalidade e eficiência. Citação confirmada no discurso do Procurador-Geral de Justiça do estado, Dr. Sérgio Luiz Morelli, que destacou a capacidade e o empenho da nova Desembargadora. “Só para se ter uma idéia, Desª. Tânia deixou seus processos em dia no Ministério Público”, ilustrou Dr. Morelli.
A Desª. Tânia Garcia de Freitas Borges passa a compor a 2ª Turma Cível e terá sua primeira atuação na terça. Na quarta-feira (27), estréia na composição do colegiado do Tribunal Pleno.

SIGA-NOS NO Google News