Cassilândia, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

02/09/2010 07:52

Descobertas jazidas de fosfato e ferro em Mato Grosso

So Noticias

Descobertas jazidas de fosfato e ferro em Mato Grosso
Fonte: Só Notícias/Editoria (foto:Lenine Martins)


O governo estadual confirmou, ontem, que foi descoberta um grande jazida de fosfato e ferro na região Oeste de Mato Grosso. Ela está localizada em Mirassol do Oeste, na região de Cáceres. A jazida, considerada uma morraria, tem 19 km de extensão por 5,5 km de largura e que \"renderá\" cerca de 427 milhões de toneladas. O consumo em Mato Grosso, hoje, é de 610 mil toneladas/ano. Boa parte é importada de Israel e Marrocos. O secretário Pedro Nadaf explicou que, se esta jazida fosse abastecer só Mato Grosso, seria suficiente para cerca de 700 anos. Mato Grosso deixará de ser um importador para grande exportador. De acordo com o governo, os especialistas classificam como \"um depósito de porte internacional, pela quantidade e pelo teor do bi-fosfato-ferro\".

O setor agrícola do Estado será um dos mais beneficiados porque o custo do produto para os agricultores vai cair consideravelmente. Só na produção de grãos, a economia deve ser de R$ 400 milhões/ano, aponta o presidente da Federação da Agricultura de Mato Grosso, Rui Prado. Não foi feita estimativa para economia no setor pecuário e de fruticultura, por exemplo.

O próximo passo, após a descoberta, será definir o processo de exploração da jazida, pela iniciativa privada. As pesquisas para descobri-la estavam sendo feitas há cerca de 5 anos.

Foi identificada uma jazida de ferro, com teor de 41%, cujo tamanho seria de aproximadamente 11,5 bilhões de toneladas (que seria 3 vezes maior que a de Carajás, no Pará). A área é particular e também fica próxima da jazida de fosfato, em Mirassol. Pertenceria a uma mineradora e, de acordo com a Reuters, o controle acionário pertence a um grupo, do banqueiro Daniel Dantas.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)