Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

17/10/2013 15:09

Desapropriações beneficiarão 5 mil famílias

Agência Brasil

Os 100 imóveis rurais que serão desapropriados até o fim do ano para reforma agrária, como anunciaram hoje (17) a presidenta Dilma Rousseff e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, somam 200 mil hectares, o equivalente a 200 mil campos de futebol, e receberão 5 mil famílias, de acordo com o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária). A maior parte dos beneficiários está na Região Nordeste.

A presidenta Dilma disse que o ministro Pepe Vargas avançou no método de desapropriação de terras, fazendo uma avaliação da viabilidade produtiva dos núcleos de povoamento de trabalhores rurais e entregando as terras prontas para produzir. “Muitas vezes se assentaram famílias em lugares que não tinha como [o produtor] se sustentar”, disse, criticando assentamentos feitos no passado sem condições de o agricultor obter renda da terra.

Nos últimos dias, foram promovidos atos em diferentes regiões do país em defesa da reforma agrária. Trabalhadores rurais e peritos do Incra protestaram contra a paralisação da desapropriação de terras. Eles alegam que o governo não assinou nenhum decreto de desapropriação em 2013, sendo o menor índice desde 1992, quando foram publicados quatro decretos.

O ministro Pepe Vargas ressaltou que é necessário superar a ideia de que o Incra é responsável por todas as políticas públicas nos núcleos de povoamento de camponeses. “O assentamento precisa de infraestrutura, de água, de luz, de estrada, de energia elétrica. O Luz para Todos mostra que é possível um programa atender à reforma agrária e é desenvolvido pelo Ministério de Minas e Energia. O Água para Todos também envolve outros ministérios”, disse o ministro.

Segundo Pepe Vargas, em 2013 serão assentadas 30 mil famílias. No ano passado, foram assentadas em torno de 23 mil famílias. O ministro pediu mais agilidade ao Poder Judiciário para que coloque como prioridade a análise dos processos de desapropriação. “Com o que temos represado no Judiciário, teríamos condições de assentar algumas dezenas de famílias”, disse.

O anúncio da desapropriação foi feito durante lançamento do Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica – Brasil Agroecológico. O plano vai incentivar o cultivo de alimentos orgânicos, com base agroecológica. Serão investidos R$ 8,8 bilhões em três anos. A maior parte dos recursos, R$ 7 bilhões, será liberada pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar e o Plano Agrícola e Pecuário.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)