Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Desafio Sebrae abre inscrições para edição 2009

Sebrae - 23 de março de 2009 - 18:09

A décima edição do jogo virtual em administração de empresas “Desafio Sebrae 2009” está com as inscrições a partir do dia 24 de março. Com a frase tema “Para construir a sua história você tem que dar o primeiro passo”, o jogo incentiva os jovens aos primeiros passos em direção à carreira desejada.

Para este ano, a expectativa é que 100 mil acadêmicos de todo o país, sendo que 1.500 deles, de Mato Grosso do Sul, participem do jogo, que tem como objetivo desenvolver o espírito empreendedor e estratégias na condução de negócios em universitários.

A partir desta semana começa a campanha do Desafio Sebrae com palestras aos alunos de cursos superiores, presenciais, à distância e de extensão, devidamente reconhecidos pelo MEC, de todas as instituições de ensino do Estado.



Segundo o interlocutor do programa no Estado, Gutemberg Oliveira, o Desafio Sebrae é um jogo que transforma universitários em empreendedores. “Através de um jogo de empresas os estudantes despertam seus comportamentos empreendedores e coloca em prática, tomando decisões sob pressão, trabalhando em equipe e buscando consenso, gerenciando conflitos internos e administrando a relação com o mercado, tudo para fazer a empresa crescer e dar lucro”, diz.

O Jogo

O Desafio Sebrae é um jogo virtual dinâmico, que simula situações do dia-a-dia de uma empresa, nos processos de administração até a linha de produção. As equipes devem conter de três a cinco participantes. Estas equipes podem ser formadas por acadêmicos de diferentes cursos e instituições.

Na avaliação de quem participa do jogo, a importância vai além da competição. “Mesmo que seja uma prática virtual, um desafio como este é muito gratificante, porque estimula nossas competências, e colocamos em prática aquilo que vimos na sala de aula, afirma Evelym de Souza da Silva, vice-representante da equipe “Nunca faia”, uma das finalistas da edição do ano passado.

Evelym afirma que a participação no jogo garante diversos aprendizados, como o desenvolvimento das iniciativas durante as escolhas e decisões ao longo do jogo, e o estímulo do espírito de competição. “Isto é fundamental, porque cria uma expectativa em todos os participantes, que estão sempre buscando ser vencedores, fator que acaba desenvolvendo ainda, a relação com a equipe e o companheirismo entre o grupo,” avalia a estudante.

Cruzando Fronteiras

Desde 2002, o Desafio Sebrae existe também em versão internacional. Cerca de 25 mil estudantes estrangeiros já passaram pela competição, na Argentina, Uruguai, Colômbia, Equador, Peru e Paraguai. Neste ano, o jogo será levado em caráter experimental para Bolívia e Venezuela.

Ana Carolina Gismonti, do RH da empresa L’Oréal, alega que muitos funcionários foram descobertos na competição, inclusive uma integrante brasileira que venceu a disputa internacional da edição 2007 do jogo. Outras empresas como a Unilever, C&A, Telemig e Amazônia Celular, estão usando a ferramenta em seleções de funcionários.

Além disso, o Desafio selecionou os candidatos do reality show da TV brasileira, “Aprendiz 5 – O Sócio”, que é um Jogo de Negócios. O programa será exibido em maio, pela Rede Record. A primeira etapa da seleção será a administração de uma empresa virtual. E, baseada no maior jogo de negócios do mundo, o Desafio Sebrae, o processo possibilitará avaliar os conhecimentos fundamentais dos candidatos sobre o mundo corporativo.

Inscrição

Para participar do jogo, os interessados devem se inscrever pelo site www.desafio.sebrae.com.br. Mais informações pelo telefone 0800 570 0800.

SIGA-NOS NO Google News