Cassilândia, Quarta-feira, 18 de Outubro de 2017

Últimas Notícias

13/01/2015 16:15

Desafio da Política: Vai encarar?

Manoel Afonso

Sócrates já lembrava: "uma vida sem desafios não vale a pena ser vivida".

Mas é preciso muito cuidado! Esse conceito não pode ser visto como passaporte para projetos sem a mínima consistência, especialmente quando se trata da vida política partidária.

O tema é oportuno; temos eleições de dois em dois anos, o que naturalmente cria ambientes férteis a germinação de propostas que deságuam em candidaturas e neste caso, para cargos majoritários e proporcionais no próximo pleito municipal.

Mas uma coisa é certa e imutável ao longo do tempo; a sedução pela política e poder segue o rastro da vaidade de todos nós, independentemente das intenções e condições de cada um dos pretendentes. E esses sonhos – insanos ou possíveis – servem de combustível para o caminhar da manada humana.

Longe de intimidar ou obstaculizar, o texto quer mostrar o que nem sempre é focado.

Afinal, uma candidatura é algo muito mais representativo do que se possa imaginar, mesmo na menor das cidades. Ela permite a exposição do seu nome e biografia, que se torna pública, aberta a leitura e livre interpretação segundo as conveniências. O risco é cruel e as sequelas às vezes para toda a vida.

Um exemplo clássico é do saudoso Antonio Ermírio de Moraes. Indignado com a crise ética da política paulista, tentou o Governo em 1986 e foi derrotado por Quércia numa campanha sem escrúpulos, onde ficou estigmatizado como mau patrão. Aliás, após a desgastante experiência, ele definiu e com razão a política como 'o maior de todos os teatros'. Nunca mais ele foi o mesmo.

Claro que a participação efetiva é necessária e bem vinda, pois a omissão dos bons abre espaço para os espertalhões. Aí entra o papel dos dirigentes partidários em atrair para seus quadros gente qualificada, com preparo compatível à missão. Mas infelizmente conta mais a quantidade do que a qualidade da representação partidária.

As consequências estão aí na mídia: governadores, senadores, deputados, vereadores e prefeitos envolvidos em escândalos, revoltando a opinião pública, desmoralizando a classe política, e o que é mais grave: afastando gente de bem com potencial para contribuir com a administração pública.

Esse é o cenário pantanoso que antecede o próximo embate eleitoral.

Quanto a decisão de participar - é sua!

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 18 de Outubro de 2017
Terça, 17 de Outubro de 2017
10:00
Receita do dia
Segunda, 16 de Outubro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)