Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 8 de Maio de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Deputado está preocupado com a doença do carrapato

09 de novembro de 2005 - 08:23

Durante a sessão de ontem (08) na Assembléia Legislativa, o deputado estadual Maurício Picarelli (PTB) apresentou requerimento cobrando ações dos órgãos públicos contra a febre maculosa. Segundo o parlamentar a situação é preocupante já que a doença, que é causada pelo carrapato estrela, presente em capivaras, causou a morte de quatro pessoas no Rio de Janeiro e de três crianças em São Paulo.

A solicitação de Picarelli é a fiscalização da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema), à Secretaria Estadual de Saúde (SES) e ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama). Ele pede a esses órgãos que verifiquem se o carrapato estrela, existente em Campo Grande e outros municípios, estão contaminados pelo vírus da febre maculosa.

Para o deputado, a iniciativa se deu porque existe grande quantidade de capivaras em Campo Grande, como o Parque das Nações Indígenas e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Nos dois locais, a população faz visitação pública e está sujeita ao risco de entrar em contato com o carrapato. Picarelli está cobrando a fiscalização e medidas de prevenção caso seja encontrado o vírus da febre maculosa. “Precisamos realizar uma ação conjunta entre Ibama e Secretaria de Saúde para que façam o controle do carrapato nos roedores, como o que tem ocorrido em parques cariocas, com a coleta de sangue dos animais” explica o deputado.

Glaucia Jandre

SIGA-NOS NO Google News