Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Depressão em estudantes aumenta uso do álcool

Agência Notisa - 27 de outubro de 2005 - 05:37

Pesquisa mostra que há associação entre o consumo abusivo de bebidas alcoólicas e a presença de sintomas depressivos e que quanto maior é a severidade dos sintomas maior é a ingestão.

De uma forma geral, o álcool é, entre as substâncias que podem causar abuso ou induzir a dependência, a mais utilizada pelas pessoas em todo o mundo. Sabe-se que o consumo de bebidas alcoólicas é influenciado por fatores hereditários e ambientais. No entanto, são poucos os que sabem da existência de uma associação entre sintomas depressivos e o consumo abusivo de álcool. Isso é o que mostram pesquisadores da Universidad Autónoma de Bucaramanga (Colômbia) em um estudo realizado com 560 estudantes de dois colégios públicos e de dois privados da cidade.

De acordo com artigo publicado na edição de setembro/outubro de 2005 dos Cadernos de Saúde Pública, o objetivo do estudo foi determinar a associação entre o consumo abusivo de álcool e os sintomas depressivos, ajustando por sexo, consumo de cigarros, percepção de rendimento acadêmico e percepção do estado de saúde. Todos foram submetidos a um questionário que continha questões sobre o consumo de álcool e outras drogas.

Os pesquisadores verificaram que 56,3% dos estudantes eram do sexo masculino e 43,8% do sexo feminino. No que diz respeito à percepção do rendimento acadêmico, eles observaram que 65,9% dos estudantes disseram ter rendimento excelente ou bom e que 34,1% afirmaram ter regular ou ruim. Em relação à percepção do estado de saúde, apenas 17,3% o consideraram regular ou ruim. No que tange ao consumo de drogas, 17,3% relataram fumar cigarros, 2,0% maconha e 58,4% disseram ter consumido álcool durante o último ano, dos quais 5,7% apresentaram um consumo abusivo. Na maioria dos casos, o melhor amigo ou a família do estudante também bebiam ou fumavam.

A equipe constatou também que 39,5% dos estudantes apresentaram sintomas depressivos com importância clínica e que houve associação significativa do consumo abusivo de álcool com a presença de sintomas depressivos, com a percepção regular ou ruim do rendimento acadêmico e com o consumo de cigarros. Os dados também mostram que o consumo de álcool aumenta de acordo com a severidade dos sintomas depressivos.

Segundo os pesquisadores o estudo mostra que a relação entre o consumo abusivo de álcool com os sintomas depressivos é de suma importância. “A identificação de sintomas depressivos com importância clínica pode reduzir o início do consumo de álcool. Tem-se observado que os sintomas depressivos são fatores mediadores importantes para o inicio do consumo de substâncias em indivíduos vulneráveis. Dessa forma, é necessário implementar programas preventivos que reduzam o consumo abusivo de bebidas alcoólicas e que identifiquem casos de depressão”, ressaltam no artigo.


Agência Notisa (jornalismo científico – science journalism)

SIGA-NOS NO Google News