Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

27/10/2005 05:37

Depressão em estudantes aumenta uso do álcool

Agência Notisa

Pesquisa mostra que há associação entre o consumo abusivo de bebidas alcoólicas e a presença de sintomas depressivos e que quanto maior é a severidade dos sintomas maior é a ingestão.

De uma forma geral, o álcool é, entre as substâncias que podem causar abuso ou induzir a dependência, a mais utilizada pelas pessoas em todo o mundo. Sabe-se que o consumo de bebidas alcoólicas é influenciado por fatores hereditários e ambientais. No entanto, são poucos os que sabem da existência de uma associação entre sintomas depressivos e o consumo abusivo de álcool. Isso é o que mostram pesquisadores da Universidad Autónoma de Bucaramanga (Colômbia) em um estudo realizado com 560 estudantes de dois colégios públicos e de dois privados da cidade.

De acordo com artigo publicado na edição de setembro/outubro de 2005 dos Cadernos de Saúde Pública, o objetivo do estudo foi determinar a associação entre o consumo abusivo de álcool e os sintomas depressivos, ajustando por sexo, consumo de cigarros, percepção de rendimento acadêmico e percepção do estado de saúde. Todos foram submetidos a um questionário que continha questões sobre o consumo de álcool e outras drogas.

Os pesquisadores verificaram que 56,3% dos estudantes eram do sexo masculino e 43,8% do sexo feminino. No que diz respeito à percepção do rendimento acadêmico, eles observaram que 65,9% dos estudantes disseram ter rendimento excelente ou bom e que 34,1% afirmaram ter regular ou ruim. Em relação à percepção do estado de saúde, apenas 17,3% o consideraram regular ou ruim. No que tange ao consumo de drogas, 17,3% relataram fumar cigarros, 2,0% maconha e 58,4% disseram ter consumido álcool durante o último ano, dos quais 5,7% apresentaram um consumo abusivo. Na maioria dos casos, o melhor amigo ou a família do estudante também bebiam ou fumavam.

A equipe constatou também que 39,5% dos estudantes apresentaram sintomas depressivos com importância clínica e que houve associação significativa do consumo abusivo de álcool com a presença de sintomas depressivos, com a percepção regular ou ruim do rendimento acadêmico e com o consumo de cigarros. Os dados também mostram que o consumo de álcool aumenta de acordo com a severidade dos sintomas depressivos.

Segundo os pesquisadores o estudo mostra que a relação entre o consumo abusivo de álcool com os sintomas depressivos é de suma importância. “A identificação de sintomas depressivos com importância clínica pode reduzir o início do consumo de álcool. Tem-se observado que os sintomas depressivos são fatores mediadores importantes para o inicio do consumo de substâncias em indivíduos vulneráveis. Dessa forma, é necessário implementar programas preventivos que reduzam o consumo abusivo de bebidas alcoólicas e que identifiquem casos de depressão”, ressaltam no artigo.


Agência Notisa (jornalismo científico – science journalism)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)