Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

DENGUE: remédio homeopático promete evitar doença

Blog do Ruy Samapaio - 19 de janeiro de 2010 - 08:30

O Cassilandianews, por princípio, não faz qualquer divulgação/recomendação de produtos farmacológicos, quer homeopáticos ou não, pois entende a "propaganda" dos referidos medicamentos foge da finalidade jornalística do site.

Entretanto, como publicado diariamente pelas agências de notícias e, inclusive, pela Secretaria Municipal de Saúde de Cassilândia, em entrevista a Rádio Patriarca, os índices de dengue na cidade e no estado atingiram um patamar alarmante, tornando Mato Grosso do Sul alvo de campanhas por parte do Governo Federal, que vê preocupado a escalada da doença.

Assim, em consulta realizada em diversos sites de saúde, descobriu-se que a ANVISA já registrou (o medicamento PRODEN foi devidamente registrado na ANVISA como um medicamento homeopático, sob nº 1.0266.0168.001-3, publicado no DOU em 08 de dezembro de 2008 com a indicação de auxiliar no tratamento dos sintomas da dengue) um medicamento homeopático, de responsabilidade da empresa Almeida Prado, denominado PRODEN, que foi desenvolvido na cidade de São José do Rio Preto, que promete diminuir os efeitos da dengue, bem como impedir que se contraia a enfermidade. Mas deixa claro, o site da empresa que comercializa o PRODEN, que o remédio não é uma vacina que irá imunizar o cidadão.

Os estudos e o tratamento realizado durante a epidemia de dengue em São José do Rio Preto, em 2007, demonstraram que a população foi alertada para a epidemia e devidamente instruída no combate aos focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti e que além de toda essa prevenção e combate por parte do governo municipal, e neste caso, segundo o pesquisador Dr. Renan Marino, médico homeopata, Mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - 73,4% dos pacientes que tomaram preventivamente o medicamento não apresentaram dengue. Dos pacientes que apresentaram dengue e tomaram o medicamento para tratar os sintomas 92% tiveram alta em até duas semanas, que significa um curtíssimo período de convalescença, mas, deixamos bem claro, que não é uma vacina!

A matéria não é recente; remonta ao dia 02 de março de 2009. Mas, conforme relatado, frente a situação enfrentada não só por Cassilândia, mas por todo o Estado, vale o destaque:

"Segunda-feira, 2 de março de 2009
Remédio que trata a dengue chega às farmácias

Já está à venda nas farmácias de todo o país o primeiro medicamento para o tratamento dos sintomas da dengue.

Aprovado e registrado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no final do ano passado, o medicamento pode ser vendido sem receita médica. O produto auxilia no tratamento dos sintomas da dengue, como cansaço, desânimo, indisposição, dor de cabeça, dor muscular, náuseas, inapetência, febres e calafrios, dor abdominal e dor retro-ocular.

Desenvolvido pelo pesquisador da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (SP) e médico homeopata Professor Doutor Renan Marino (*), o medicamento teve todos os ensaios de segurança (toxicologia pré-clínica) realizados no Laboratório de Pesquisa em Fármacos da Universidade Federal do Amapá, sob a coordenação do Prof. Dr. José Carlos Tavares.

O medicamento também foi objeto de estudo realizado pelo Dr. Renan Marino na cidade de São José do Rio Preto, em 2007. Segundo este estudo, o medicamento atua na prevenção juntamente com todas as outras ações de combate ao mosquito, reduz o índice de contaminação em 73% dos casos e diminui o tempo de recuperação do paciente, além de tratar da sintomatologia, inclusive as complicações hemorrágicas.

O produto tem em sua composição os ativos naturais Eupatorium perfoliatum, Phosphorus e Crotalus horridus, de maior analogia representativa nos atuais quadros de dengue clássica e hemorrágica.

O ativo Eupatorium perfoliatum representa o quadro típico de dengue clássica e o ativo Phosphorus exerce, através de sua ação hepatotrópica, a manutenção da integridade funcional do fígado e o aumento do número de plaquetas e da produção dos fatores de coagulação. O terceiro ativo, Crotalus horridus, corresponde à síntese mais semelhante ao quadro hemorrágico da dengue.

O fabricante recomenda que seu uso em casos de gravidez, período de lactação e na utilização por crianças menores de 2 anos seja orientado por médicos.

O medicamento homeopático recebeu o nome PRODEN® e é produzido e comercializado pelo Laboratório Almeida Prado. Para saber quais outras farmácias da região ou da cidade tem o medicamento, basta ligar para 0800 707 63 11 (ligação gratuita).

Referências: MARINO R. - International Journal of High Dilution Research, v.7, issue 25, p.179-185, December 2008

* O pesquisador Dr. Renan Marino, é médico homeopata, mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, professor assistente do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto e professor de Homeopatia no Instituto Homeopático François Lamasson de Ribeirão Preto."

Fonte: http://www.ruysampaio.com/2009/03/remedio-que-trata-dengue-chega-as.html

SIGA-NOS NO Google News