Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

19/01/2010 08:30

DENGUE: remédio homeopático promete evitar doença

Blog do Ruy Samapaio

O Cassilandianews, por princípio, não faz qualquer divulgação/recomendação de produtos farmacológicos, quer homeopáticos ou não, pois entende a "propaganda" dos referidos medicamentos foge da finalidade jornalística do site.

Entretanto, como publicado diariamente pelas agências de notícias e, inclusive, pela Secretaria Municipal de Saúde de Cassilândia, em entrevista a Rádio Patriarca, os índices de dengue na cidade e no estado atingiram um patamar alarmante, tornando Mato Grosso do Sul alvo de campanhas por parte do Governo Federal, que vê preocupado a escalada da doença.

Assim, em consulta realizada em diversos sites de saúde, descobriu-se que a ANVISA já registrou (o medicamento PRODEN foi devidamente registrado na ANVISA como um medicamento homeopático, sob nº 1.0266.0168.001-3, publicado no DOU em 08 de dezembro de 2008 com a indicação de auxiliar no tratamento dos sintomas da dengue) um medicamento homeopático, de responsabilidade da empresa Almeida Prado, denominado PRODEN, que foi desenvolvido na cidade de São José do Rio Preto, que promete diminuir os efeitos da dengue, bem como impedir que se contraia a enfermidade. Mas deixa claro, o site da empresa que comercializa o PRODEN, que o remédio não é uma vacina que irá imunizar o cidadão.

Os estudos e o tratamento realizado durante a epidemia de dengue em São José do Rio Preto, em 2007, demonstraram que a população foi alertada para a epidemia e devidamente instruída no combate aos focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti e que além de toda essa prevenção e combate por parte do governo municipal, e neste caso, segundo o pesquisador Dr. Renan Marino, médico homeopata, Mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - 73,4% dos pacientes que tomaram preventivamente o medicamento não apresentaram dengue. Dos pacientes que apresentaram dengue e tomaram o medicamento para tratar os sintomas 92% tiveram alta em até duas semanas, que significa um curtíssimo período de convalescença, mas, deixamos bem claro, que não é uma vacina!

A matéria não é recente; remonta ao dia 02 de março de 2009. Mas, conforme relatado, frente a situação enfrentada não só por Cassilândia, mas por todo o Estado, vale o destaque:

"Segunda-feira, 2 de março de 2009
Remédio que trata a dengue chega às farmácias

Já está à venda nas farmácias de todo o país o primeiro medicamento para o tratamento dos sintomas da dengue.

Aprovado e registrado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no final do ano passado, o medicamento pode ser vendido sem receita médica. O produto auxilia no tratamento dos sintomas da dengue, como cansaço, desânimo, indisposição, dor de cabeça, dor muscular, náuseas, inapetência, febres e calafrios, dor abdominal e dor retro-ocular.

Desenvolvido pelo pesquisador da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (SP) e médico homeopata Professor Doutor Renan Marino (*), o medicamento teve todos os ensaios de segurança (toxicologia pré-clínica) realizados no Laboratório de Pesquisa em Fármacos da Universidade Federal do Amapá, sob a coordenação do Prof. Dr. José Carlos Tavares.

O medicamento também foi objeto de estudo realizado pelo Dr. Renan Marino na cidade de São José do Rio Preto, em 2007. Segundo este estudo, o medicamento atua na prevenção juntamente com todas as outras ações de combate ao mosquito, reduz o índice de contaminação em 73% dos casos e diminui o tempo de recuperação do paciente, além de tratar da sintomatologia, inclusive as complicações hemorrágicas.

O produto tem em sua composição os ativos naturais Eupatorium perfoliatum, Phosphorus e Crotalus horridus, de maior analogia representativa nos atuais quadros de dengue clássica e hemorrágica.

O ativo Eupatorium perfoliatum representa o quadro típico de dengue clássica e o ativo Phosphorus exerce, através de sua ação hepatotrópica, a manutenção da integridade funcional do fígado e o aumento do número de plaquetas e da produção dos fatores de coagulação. O terceiro ativo, Crotalus horridus, corresponde à síntese mais semelhante ao quadro hemorrágico da dengue.

O fabricante recomenda que seu uso em casos de gravidez, período de lactação e na utilização por crianças menores de 2 anos seja orientado por médicos.

O medicamento homeopático recebeu o nome PRODEN® e é produzido e comercializado pelo Laboratório Almeida Prado. Para saber quais outras farmácias da região ou da cidade tem o medicamento, basta ligar para 0800 707 63 11 (ligação gratuita).

Referências: MARINO R. - International Journal of High Dilution Research, v.7, issue 25, p.179-185, December 2008

* O pesquisador Dr. Renan Marino, é médico homeopata, mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, professor assistente do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto e professor de Homeopatia no Instituto Homeopático François Lamasson de Ribeirão Preto."

Fonte: http://www.ruysampaio.com/2009/03/remedio-que-trata-dengue-chega-as.html

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)