Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Dengue: MS não corre risco de surto em 2009

13 de abril de 2008 - 09:00

Ao menos 16 Estados e o Distrito Federal têm alto risco de desenvolver epidemia de dengue em 2009, segundo relatório do Ministério da Saúde. Mato Grosso do Sul não figura na lista. O estudo aponta ainda que os programas de prevenção e combate à doença diminuem nos anos em que há eleições para prefeito.

Divulgado anualmente em outubro, o Lira (Levantamento de Índices Rápidos), espécie de mapeamento de regiões com potencial para ter surtos de dengue, foi antecipado este ano por causa das eleições.

Segundo o Lira 2008, apresentam alto risco de dengue os Estados: RS, SC, SP, RJ, MG, GO, BA, PE, RN, CE, PI, MA, PA, AP, AM e RR, além do DF. O ministério afirmou já estar notificando os Estados. Segundo a pasta, o risco de epidemia em 2009 se potencializa por causa das eleições municipais deste ano.

O levantamento indica que os trabalhos de prevenção, concentrados nas mãos das prefeituras, tendem a diminuir e, em alguns casos, até ser totalmente interrompidos nos anos de eleições para prefeito.

Ainda segundo o relatório, os Estados com baixo risco de desenvolver surtos são: AC, MT, MS, TO e PR. Foram classificados como áreas de risco médio: RO, PB, AL, SE e ES. Mesmo sendo o Estado com a menor incidência de mosquitos Aedes aegypti, transmissores do vírus da dengue, Santa Catarina corre "alto risco" de um surto no próximo verão.

Um dos fatores para isso, diz o ministério, é que a população do Estado é uma das mais suscetíveis a todos os tipos de vírus da doença, justamente por ter tido muito pouco ou nenhum contato com eles. Para realizar o diagnóstico, o Lira leva em conta fatores como a circulação de tipos de vírus no país, informações fornecidas por agentes municipais em vistorias a residências, a densidade e a mobilidade da população e as condições climáticas, de infra-estrutura urbana, quantidade de mosquito e os trabalhos de prevenção de cada Estado.

O ministério informou ontem que estuda criar uma força nacional para emergências de saúde composta por pessoal de Estados e municípios. A medida seria uma das estratégias para o combate à dengue.

O ministro José Gomes Temporão voltou a dizer que se preocupa com o risco -segundo ele, "elevado"- de a atuação das prefeituras se enfraquecer devido às eleições municipais. O número de casos notificados no Estado do Rio -75.399, até quarta-feira - já ultrapassa o total do ano passado -66.553. Interior de SP tem 3 áreas em alerta e 1 município com epidemia de dengue.

Pelo menos uma cidade do interior de São Paulo já admite enfrentar uma epidemia de dengue neste ano, além de outras três áreas estarem em alerta por causa da doença. Em Araraquara (273 km de São Paulo), cidade com cerca de 200 mil habitantes que vive uma epidemia da doença, foram registrados até agora 622 casos, sendo apenas três importados. Já os municípios de Ribeirão Preto e de Mogi-Guaçu, além da região de Bauru, estão em estado de alerta pelo avanço da dengue.





Estadão/JP

SIGA-NOS NO Google News