Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

10/12/2004 13:51

Delcídio quer evitar o "apagão logístico"

Cadu Bortolototto

O jornal O Globo, do Rio de Janeiro, publicou nesta quinta-feira, uma reportagem especial sobre as ferrovias brasileiras, que traça um panorama realista sobre a necessidade de fechar os gargalos da infra-estrutura e de implantar uma logística de transportes eficiente para o escoamento dos produtos minerais, industriais e agropecuários para exportação.

A reportagem resume as palestras proferidas durante o seminário “Ferrovia: integração e crescimento econômico”, realizado pelo O Globo. O evento reuniu a iniciativa privada e o governo, representado pelos secretários-executivos do Ministério dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, e do Ministério do Planejamento, Elvio Gaspar. Do Congresso Nacional participaram o senador Delcídio Amaral (PT/MS) e o deputado federal Jayme Martins, da Frente Parlamentar Ferroviária.

Focados na idéia de que o Brasil tem que andar nos trilhos, os participantes debateram questões estratégicas como previsões de investimentos privados e regras de concessão, o comprometimento do governo para com a malha ferroviária brasileira e a importância da implementação de projetos estratégicos para o setor ferroviário.

O senador alertou que se os gargalos da infra-estrutura não forem resolvidos a tempo, poderão comprometer o crescimento do país, principalmente no agro-negócio, responsável por 34% do PIB. Delcídio esclarece que, por mais produtiva que seja a região Centro-Oeste, os produtores não estão mais conseguindo compensar os gastos excessivos com transporte, devido à precariedade das rodovias, ferrovias e dos portos.

O problema, segundo ele, é a falta um planejamento estratégico para a integração do sistema de transportes para escoar a produção. Hoje, 62% do transporte de cargas são feitos por rodovias, contra apenas 24% por ferrovias.

- A infra-estrutura é parceira indispensável para a exploração do agro-negócio, que é a vocação brasileira no cenário internacional. Não há no mundo país de dimensão continental como o Brasil que tenha deixado de investir pesadamente no setor ferroviário - concluiu o senador.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)