Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Delcídio discute ampliação do Luz para Todos em MS

Dourados News - 22 de julho de 2004 - 14:54

O senador Delcídio do Amaral (PT/MS) reuniu-se hoje, em seu escritório, em Campo Grande, com diretores da Enersul, para discutir as próximas etapas do Programa Luz para Todos em Mato Grosso do Sul. Estiveram presentes o presidente da empresa, Antonio Oliva, e os diretores Jorge Martins (Comercial) e José Antonio Pimentel (assessor da diretoria).

Oliva relatou a Delcídio que até o final de julho estará concluída a implantação do Luz Para Todos em 5 assentamentos no interior do estado : Capão Bonito III, Vacaria e Vista Alegre, em Sidrolândia, Margarida Alves, em Rio Brilhante, e Juncal, em Naviraí. Ao todo, foram investidos R$ 1 milhão e 367 mil em recursos próprios da Enersul e do Governo Federal, para levar energia a 363 famílias, naquele que é considerado o Projeto Pioneiro do Luz para Todos em Mato Grosso do Sul.

- Esse programa, no qual tenho me empenhado desde que o Congresso começou a debater, no ano passado, o novo modelo do setor elétrico, vai garantir melhor qualidade de vida a milhões de pessoas das comunidades mais distantes do interior do Brasil. Só quem vive no escuro sabe a importância de receber em casa a energia que acende a lâmpada, liga o aparelho de tv, a geladeira, um ventilador, movimenta uma pequena máquina agrícola, enfim, muda o estilo de vida. Graças ao esforço do governo federal , das administrações estaduais e também ao compromisso das concessionárias, a energia vai chegar a todos os lares brasileiros até o final de 2008, por mais distantes que eles estejam.

Aqui em Mato Grosso do Sul nossa meta é mais ambiciosa. A Enersul se adiantou e esse objetivo será alcançado até 2006 - afirmou o senador, que é engenheiro eletricista e ocupou vários cargos no setor elétrico, entre eles o de Ministro das Minas e Energia, diretor da Eletrosul e da Enersul. Delcídio trabalhou também na construção da Usina de Tucuruí, no Pará.

Delcídio destacou também o empenho dos governos federal e estadual na execução do Luz para Todos.
- O presidente Lula não este medindo esforços para levar energia a todos os lares brasileiros. O ministério negociou diretamente com todas as concessionárias do país e os governos estaduais para firmar uma parceria, onde o poder público arca com metade dos custos e as empresas com o restante.

Em Mato Grosso do Sul, o governador Zeca do PT tem se empenhado pessoalmente. Por isso o programa aqui está mais adiantado que em outras unidades da federação - afirmou.

A diretoria da Enersul apresentou ao senador os planos para a Fase 1 do programa Luz para Todos em Mato Grosso do Sul. Esta etapa já está em execução e vai levar, até julho de 2005, energia a 7.736 famílias de diferentes regiões do estado, em um investimento total de R$ 50 milhões e 129 mil. São 4.460 famílias que vivem em 54 assentamentos e outros 3.276 consumidores particulares. De acordo com a diretoria da Enersul, 4 mil ligações deverão estar concluídas até o final deste ano. Os critérios para seleção dos assentamentos que serão beneficiados na Fase 1 foram definidos pelo INCRA e o governo do estado. Terão prioridade os núcleos mais antigos e aqueles que reúnem o maior número de assentados.

A diretoria da Enersul contou a Delcídio que o projeto para levar energia às 1.130 famílias assentadas na Fazenda Itamaraty, em Ponta Porã, já está pronto. Só falta agora a transferência da .Assim que isso acontecer, as obras serão iniciadas.


SIGA-NOS NO Google News