Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Definido o início do horário de verão

Agência do Rádio - 21 de setembro de 2007 - 08:41

Na madrugada do dia 14 de outubro, muitos brasileiros deverão adiantar seus relógios em uma hora. É quando começa o horário de verão deste ano, que deve ser aderido nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e só termina à meia-noite de 16 de fevereiro de 2008. A mudança divide opiniões. Muitos não gostam do horário porque precisam sair da cama mais cedo para ir trabalhar. Já outros, são a favor porque aproveitam o pôr-do-sol para caminhar ou tomar um chope no final da tarde. Mas o corpo precisa de um tempo para se adaptar aos novos hábitos quando a rotina muda. Por isso, é bom tomar algumas atitudes principalmente nos primeiros dias do horário de verão. É o que explica a médica Mônica Mulatinho.

"Sempre que mexe uma hora no horário de sono, alguns ajustes devem ser feitos. Em primeiro lugar, é claro que a pessoa deve ter o cuidado, nos primeiros dias, de dormir mais cedo para compensar essa hora da manhã. No tempo que ela tiver livre, como por exemplo no horário de almoço, se ela tiver um jeito de dar uma descansadinha, ótimo. Se ela tiver, durante a manhã, que tem aquela escuridão toda, muita sonolência, é importante que ela use alguma coisa que possa despertá-la como café, um guaraná, um banho frio, para poder dar aquela adrenalizada. Mas, o mais importante é que ela compense isso dormindo uma hora mais cedo."

A médica também recomenda uma alimentação balanceada e diz que a adaptação dura no máximo um mês. Com a mudança no horário, o governo federal espera reduzir entre 4% e 5% a demanda de energia. Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, a previsão é de que a economia seja equivalente ao dobro do consumo de pico de Brasília. Já no Sul do País, a redução deverá ser equivalente ao triplo da carga de pico da cidade de Florianópolis. A justificativa do Ministério de Minas e Energia para o adianto dos relógios é que nesse período há um aumento no consumo energético por causa da maior produção industrial e por causa do calor.

De Brasília, Leilane Alves

SIGA-NOS NO Google News