Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Defesa Civil prorroga prazo de inscrição para curso

Defesa Civil - 21 de março de 2005 - 14:32

A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, prorrogou, até o dia 31 de março, o prazo para inscrições no I Curso de Capacitação em Defesa Civil à Distância e estendeu a possibilidade de indicação de participantes a todos os prefeitos do País. O objetivo é permitir que todos os municípios, inclusive os que já possuem coordenadorias locais de defesa civil, as Comdec, indiquem até quatro representantes para o curso. O cadastramento gratuito pode ser feito pelo endereço eletrônico www.ead.ufsc.br/dcn.

A Sedec pretende, com as mudanças no processo de inscrição, o atendimento a municípios com Comdec formalmente criada, mas sem funcionar efetivamente e sem pessoal capacitado. O ajuste nos critérios tem a ver com demanda de prefeitos que, ao assumirem os cargos, ficaram sem equipes para trabalhar nas comissões. "Usualmente, quando ocorrem mudanças nas administrações públicas, ocorre uma renovação do pessoal e vimos que isso requer a formação de um novo efetivo", explica o secretário Nacional de Defesa Civil, Jorge Pimentel. Contudo, as cidades sem coordenadorias permanecem como prioridade do curso à distância.

Promovido pela Secretaria Nacional de Defesa Sivil (Sedec), em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o curso à distância formará agentes municipais de defesa civil. Esse pessoal atuará na prevenção e no enfrentamento de desastres humanos e naturais e também colaborará na instalação das comdec. Com início em 2 de maio, o curso será gratuito e durará 30 dias. O participante receberá um livro texto, uma fita de vídeo e um manual que o orientarão sobre como se comunicar, por fax ou internet, com os tutores do curso, que, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, estarão prontos para esclarecer dúvidas.

SIGA-NOS NO Google News