Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Declarações feitas por Zeca foram minimizadas ontem

Maristela Brunetto/Campo Grande News - 17 de janeiro de 2004 - 07:49

As declarações feitas anteontem pelo governador Zeca do PT contra a administração da Funai (Fundação Nacional do Índio) em Mato Grosso do Sul, de omissão e transporte de terenas de Mato Grosso para “inflar” o movimento por terra na reserva Buriti, acabaram sendo minimizadas ontem, durante reunião com o presidente do órgão, Mércio Pereira Gomes. Segundo o secretário de Justiça e Segurança Pública, o pedido de demissão de administrador em Campo Grande, Márcio Justino, não chegou a ser abordado na conversa.
Já Gomes disse que a vinda de terenas do estado vizinho em carros da Funai não foi discutida porque o governo pode ter visto que seria improvável ter ocorrido. O governador e o secretário disseram hoje que tal denúncia teria chegado ao prefeito de Dois Irmãos do Buriti, Osvane Ramos (PT). Ontem, após o governador ter tornado a informação pública, Ramos disse ao Campo Grande News que ela teria sido constatada por serviços de inteligência policial.
Sobre o pedido de demissão de Justino, o presidente da Funai disse que não trataria do assunto. Enquanto ele conversava com Zeca, no mesmo prédio onde fica a Governadoria havia um grupo de mais de 20 índios para pedir a substituição de Justino. Gomes disse que recebeu um documento do grupo e não iria responder. “Vou pedir uma auditoria”, disse.
Ele afirmou ainda que o ideal é colocar uma pessoa mais capacitada, "com formação superior", para assumir o papel de interlocução com o governo estadual em questões relacionadas aos índios. Hoje há 3 administrações independentes no Estado- em Campo Grande, Dourados e Amambai- e não há um chefe do órgão no Estado.
Segundo o presidente, o mais importante neste momento é tratar da situação dos guarani, que têm até terça-feira para desocupar 14 fazendas em Japorã. Por enquanto eles dizem que não saem da área.

SIGA-NOS NO Google News