Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Decisão sobre status de área livre fica para amanhã

Bianca Cegati/Campo Grande News - 29 de julho de 2008 - 20:50

A decisão sobre o status de área livre de febre aftosa para Mato Grosso do Sul ficou para amanhã, de acordo com informações do presidente da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), Laucídio Coelho Neto.

A reunião que acontece desde ontem, em Paris, na França, entre integrantes da OIE (Organização Internacional de Saúde Animal) termina oficialmente na quinta-feira (31), mas de acordo com o produtor rural a questão relacionada ao Estado deve ser solucionada até amanhã.

“O relatório foi bem feito e estamos otimistas para um resultado positivo da reunião”, afirmou Coelho. Participa das discussões a secretária de Estado de Produção, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias.

O Estado vive restrições desde outubro de 2005, quando ocorreram focos de febre aftosa em Eldorado, Mundo Novo e Japorã, mas já recuperou parte do mercado e figura entre os dez principais exportadores de produtos agropecuários do País.

Foram US$ 660,8 milhões exportados pelo Estado nos cinco primeiros meses deste ano, crescimento de 46,17% em relação aos US$ 452 milhões remetidos no mesmo período do ano passado. A participação de Mato Grosso do Sul nas exportações nacionais é de 2,43%, se igualando ao seu melhor nível histórico, atingido no ano de 2005, antes da aftosa.

Atualmente Mato Grosso do Sul mantém parcerias comerciais com mais de 36 mercados, tendo como principais destinos os seguintes países: Rússia, Egito, Irã, Hong Kong e Israel, somando um total de 35,4 mil toneladas no período de janeiro-junho de 2008.

SIGA-NOS NO Google News