Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 27 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Decisão sobre Incra-MS caberá a Lula, diz Valter Pereira

09 de janeiro de 2008 - 13:42

Argumentando que o PMDB tem o direito de reivindicar cargos federais devido ao “suporte político” que tem dado ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva, o senador Valter Pereira (PMDB) afirma que a decisão final sobre as indicações caberá ao presidente da República. O senador que aguarda a acomodação de Flodoaldo Alencar no Incra-MS (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) tem enfrentado a resistência dos petistas que não querem perder a vaga.

Parlamentares do PT estariam ameaçando “dar início a uma guerra” para que o partido continue ocupando cargos federais no Estado. O Incra é alvo da maior disputa. Atualmente, o órgão é comandado por Luiz Carlos Bonelli, do PT. Ele foi indicado pelo deputado federal Vander Loubet (PT) que não estaria disposto a abrir mão da vaga em favor de Valter Pereira.

Um dos argumentos de Vander é que os órgãos ligados a ministérios comandados pelo PT devem permanecer com os petistas no Estado. O Incra é subordinado pelo MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário) que está nas mãos do PT.

O senador afirma que apesar da resistência do PT, a indicação de Flodoaldo à superintendência do Incra-MS “pode ser dada como certa”, porque ele já tinha conquistado o apoio da bancada federal para tal procedimento.

Ele relata que quando houve reunião entre os membros da bancada federal, no ano passado, para tratar da indicação de nomes, todos, inclusive os parlamentares do PT, concordaram com a indicação de Flodoaldo. “Não houve constestação alguma. Eu obtive o OK de todos”, disse ao site Midiamax nesta manhã.

Ao contrário dos petistas que tem anunciado embate, o senador reforça que apenas aguardará a decisão final de Lula. “Toda peleja encontra solução através de um árbitro. Neste Caso, será o presidente da República. Ele é quem vai decidir a quem caberá a indicação no Incra”, informou o senador.

Status

Ele analisa que o PT tem o direito de brigar pelo espaço, mas também é justo o PMDB reivindicar a vaga por que tem dado apoio ao presidente da República. “São dois pontos de vista diferentes. Um quer manter o status quo e outro quer mudar as coisas”, avalia.

Apesar da polêmica em torno dos cargos federais ganhar fôlego com a atitude dos petistas, Valter informa que não “se debruçará sobre esta questão”. Eler diz que pretende se concentrar em questões mais relevantes para o País. “As nomeações não são prioridades nem para mim, nem para meu partido”, reforça.

Outro cargo que também é alvo de disputa é o Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente), atualmente comandado por Nereu Fontes, ligao ao PT. O PMDB estaria tentando emplacar Waldir Brito, irmão do deputado federal, Waldemir Moka, presidente regional do partido.



Midiamax

SIGA-NOS NO Google News