Cassilândia, Domingo, 20 de Maio de 2018

Últimas Notícias

10/01/2007 07:48

Decisão do PMDB amplia chance de haver terceiro nome

Agência Câmara

A decisão do PMDB de apoiar o líder do governo, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), na eleição para a Presidência da Câmara não vai mudar as estratégias do grupo de parlamentares que articula o lançamento de uma candidatura alternativa.

Inicialmente, o grupo tinha a esperança de que o PMDB fizesse valer a condição de maior bancada da próxima legislatura e apresentasse um candidato próprio, compromissado em lutar pela autonomia da Câmara. Mas, diante da opção peemedebista por Chinaglia e da manutenção da candidatura do atual presidente da Casa, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), cresce a chance de o grupo lançar um terceiro nome na disputa pelo cargo mais importante da Câmara.

Um dos líderes do grupo da chamada "terceira via", deputado Raul Jungmann (PPS-PE), reafirmou a intenção de buscar o apoio de todos os deputados às sete propostas apresentadas, no início da semana. Jungmann aposta na divisão interna do PMDB e pretende procurar, inclusive, os dissidentes do partido que não seguirem a orientação de apoio a Chinaglia.

"No que diz respeito a nós, vamos procurar esses dissidentes e propor que eles se integrem à terceira via. Nós entendemos que é por aí que vamos recuperar a imagem da Câmara; romper com o passado e, sobretudo, com essa legislatura de crises e escândalos; dar um choque republicano, ou seja, aplicar o princípio da decência a todos os atos da Mesa Diretora e da Presidência; e, sobretudo, deixar de ser o quintal do Palácio do Planalto, que tanto a candidatura de Arlindo quanto a de Aldo só vão dar continuidade", ressaltou.

Gabeira ou Erundina
O líder do Psol, deputado Chico Alencar (RJ), voltou a defender os nomes dos deputados Fernando Gabeira (PV-RJ) e Luiza Erundina (PSB-SP) como opções, dentro do próprio grupo, para assumir a candidatura alternativa.

Segundo Chico Alencar, a decisão do PMDB pró-Chinaglia pode até ajudar o trabalho do grupo da "terceira via". "Por paradoxal que pareça, ela reforça o nosso trabalho e o nosso movimento de busca de uma alternativa propositiva para a Câmara dos Deputados. Isso dá uma consolidação férrea de oficialidade e governismo à candidatura de Arlindo Chinaglia. É uma candidatura oficial, chapa branca, que não vai garantir o ponto inicial do nosso programa mínimo, que é a autonomia e a independência do Legislativo em relação ao Executivo."

Posição do PSDB
Outro integrante do grupo, o deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR), argumenta que a eleição da Câmara não pode se transformar em uma disputa para escolher quem é mais leal ao Palácio do Planalto. Fruet informou que os tucanos só devem se posicionar oficialmente sobre a sucessão na Casa na última semana deste mês. "É natural que isso fortaleça a candidatura do líder do governo e vai criar uma dificuldade a mais para que o governo tente estabelecer uma candidatura única. É claro que agora é o tempo que vai definir - são pouco mais de três semanas - se haverá possibilidade de fortalecer o surgimento de uma outra candidatura dentro do governo ou reunindo forças que sejam descontentes com essas escolhas", afirmou.

A consolidação das propostas do grupo da "terceira via" e a definição de um candidato alternativo estão mantidas para a próxima terça-feira (16), durante reunião na Câmara.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 20 de Maio de 2018
Sábado, 19 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Sexta, 18 de Maio de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)