Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

25/01/2007 07:12

De gari a professora: um exemplo de vida, em Cassilândia

Bruna Girotto

Há alguns anos, Auzeli Cristina Soares dos Santos passou no concurso da Prefeitura Municipal de Cassilândia para o cargo de serviço geral. Ela foi colocada no setor da reciclagem. Sempre escutava o programa jornalístico Rotativa no Ar, da Rádio Patriarca, e ouvia o apresentador do programa, João Girotto, dizer: "Sem estudo você não vai a lugar algum." Assim, começou o seu exemplo de vida. No ano de 2002, ela entrou no EJA (Educação de Jovens e Adultos), o antigo Supletivo, e fez a 5ª e 6ª serie. Em 2003, concluiu a 7ª e 8ª. No ano de 2004, fez o 1ª e 2ª ano do Ensino Médio, e decidiu que o 3ª ano não seria feito pelo EJA, mas sim no colégio normalmente.

Enquanto estava fazendo o EJA, ela ganhou um terreno, e tinha um prazo para construir sua casa. O dinheiro que estava ganhando não seria suficiente para fazer um empréstimo no banco, e cobrir as despesas. Assim, ela foi conversar com o prefeito da época, Jair Boni Cogo, para que fosse transferida ao setor dos garis, pois desta maneira, ela trabalharia de manhã pela Prefeitura, e poderia arranjar outro emprego à tarde. O ex-prefeito informou que não tinha vaga para varrer, mas apenas para carregar a carriola, com o lixo. Então, ela disse: "Quando eu começo?"

Deste modo, ela acordava às 2h (horário de MS), e trabalhava durante a madrugada carregando o lixo da carriola. E conseguiu outros trabalhos para pagar o empréstimo. Assim, ela concluiu o Ensino Médio. Um dia, ela escutou no Rotativa no Ar: "Não adianta fazer só até o Ensino Médio. Aproveita que tem o cursinho popular. Estude para fazer faculdade!" Ela disse que escutou os conselhos do Girotto, e fez o cursinho.

Hoje, com 37 anos, ela está terminando de pagar as prestações do empréstimo, sua casa está pronta, e ela passou no vestibular de Letras da UEMS de Cassilândia e no curso de História da FAVA (faculdade particular da cidade), contudo ela vai cursar Letras.

De gari a professora. Auzeli é um exemplo de vida, que deve ser seguido por todos.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)