Cassilândia, Segunda-feira, 21 de Maio de 2018

Últimas Notícias

25/01/2007 07:12

De gari a professora: um exemplo de vida, em Cassilândia

Bruna Girotto

Há alguns anos, Auzeli Cristina Soares dos Santos passou no concurso da Prefeitura Municipal de Cassilândia para o cargo de serviço geral. Ela foi colocada no setor da reciclagem. Sempre escutava o programa jornalístico Rotativa no Ar, da Rádio Patriarca, e ouvia o apresentador do programa, João Girotto, dizer: "Sem estudo você não vai a lugar algum." Assim, começou o seu exemplo de vida. No ano de 2002, ela entrou no EJA (Educação de Jovens e Adultos), o antigo Supletivo, e fez a 5ª e 6ª serie. Em 2003, concluiu a 7ª e 8ª. No ano de 2004, fez o 1ª e 2ª ano do Ensino Médio, e decidiu que o 3ª ano não seria feito pelo EJA, mas sim no colégio normalmente.

Enquanto estava fazendo o EJA, ela ganhou um terreno, e tinha um prazo para construir sua casa. O dinheiro que estava ganhando não seria suficiente para fazer um empréstimo no banco, e cobrir as despesas. Assim, ela foi conversar com o prefeito da época, Jair Boni Cogo, para que fosse transferida ao setor dos garis, pois desta maneira, ela trabalharia de manhã pela Prefeitura, e poderia arranjar outro emprego à tarde. O ex-prefeito informou que não tinha vaga para varrer, mas apenas para carregar a carriola, com o lixo. Então, ela disse: "Quando eu começo?"

Deste modo, ela acordava às 2h (horário de MS), e trabalhava durante a madrugada carregando o lixo da carriola. E conseguiu outros trabalhos para pagar o empréstimo. Assim, ela concluiu o Ensino Médio. Um dia, ela escutou no Rotativa no Ar: "Não adianta fazer só até o Ensino Médio. Aproveita que tem o cursinho popular. Estude para fazer faculdade!" Ela disse que escutou os conselhos do Girotto, e fez o cursinho.

Hoje, com 37 anos, ela está terminando de pagar as prestações do empréstimo, sua casa está pronta, e ela passou no vestibular de Letras da UEMS de Cassilândia e no curso de História da FAVA (faculdade particular da cidade), contudo ela vai cursar Letras.

De gari a professora. Auzeli é um exemplo de vida, que deve ser seguido por todos.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 20 de Maio de 2018
15:18
Cassilândia/Itajá
Sábado, 19 de Maio de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)