Cassilândia, Domingo, 25 de Outubro de 2020

Últimas Notícias

17/08/2020 11:00

Danilo Balu - Tronco e Perna

Por Danilo Balu*

Blog Recorrido
Danilo Balu - Tronco e Perna

Vejam essa foto… é Paris em 1922, final dos 1.000m no que seria uma espécie de Jogos Olímpicos femininos (uma ideia muito defendida nessa época era que os Jogos Olímpicos fossem apenas masculinos).

É sempre complicado tirarmos conclusões de fotos já que a corrida deveria ser vista como um filme. Repare nas 3 atletas no primeiro plano. Queria eu que todos os atletas que oriento tivessem essa extensão de quadril e essa extensão plantar… “empurrando” o passo até o limite, até a ponta dos pés.

Na pista peço sempre aos meus corredores correrem “em pé, grandão”, tronco reto! Sempre que o atleta está em posição de aceleração, mais de força, ganhando velocidade, é comum o tronco ficar mais abaixado, mas isso NÃO é o natural. Tem mais!

Podemos dividir os velocistas em puxadores e empurradores. Sei que a maioria que lê aqui corre longas distâncias, mas isso nos mostra e nos lembra de como há ambas as fases durante a corrida. Na ânsia por correr rápido os iniciantes E os mais lentos gostam de ser puxadores e não empurradores (*em inglês o nome é invertido).

Na precipitação para puxar o espaço que vai à nossa frente pode haver erros graves. Um deles é o tronco abaixar e ao abaixar uma compensação natural e inevitável é a perna de trás sem apoio ficar demasiado para trás. Mas ficamos sem força na de apoio e deixamos que a de trás tenha todo um tempo maior de voltar para completar o passo. O problema de puxar mais que empurrar não é só perder a fase mais importante da passada (como as 3 em primeiro plano fazem tão bem), mas ficar em uma posição ruim (tronco abaixado jogando a perna suspensa lá pra trás).

Um dado a que poucos prestam atenção é o ângulo formado entre nossas duas pernas quando uma toca o solo. É um do marcadores mais subutilizados pelos treinadores. Esse ângulo deve ser pequeno e muitas vezes tem a ver com a posição do tronco. Um ângulo muito grande quando toca o solo? Sinal de problemas. Mas não olhe isoladamente a perna suspensa! É provável que haja relação com o tronco.

*Danilo Balu é Bacharel em Esporte pela Universidade de São Paulo (EEFE-USP), fez Nutrição na mesma instituição (FSP-USP), além de Engenharia Civil (POLI) e Ciências Atuariais (FEA-USP). Corre desde 1990. É treinador de corrida em São Paulo. O conteúdo é de responsabilidade do articulista. Instagram: @danilobalu E-mail: danilobalu@hotmail.com Podcast: 3ladosdacorrida

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 25 de Outubro de 2020
Sábado, 24 de Outubro de 2020
Sexta, 23 de Outubro de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)