Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Danilo Balu: treino é hipergravidade

Por Danilo Balu*

Blog Recorrido - 18 de setembro de 2020 - 11:00

Danilo Balu: treino é hipergravidade

Aprendi hoje uma estatística meio assustadora. Segundo a NASA, os astronautas perdem até 20% da massa muscular quando ficam de 5 a 11 dias no espaço. Uma das perguntas mais recorrentes que me chegam em tempos de quarentena é: “quando passamos a perder condicionamento parados??”

Simples, na semana seguinte. Sem dó! Eu sinto um pouco de fé das pessoas nessa fase. É como se elas em pensamento QUERENDO manter o condicionamento seria o suficiente. Ou então bastaria fazer meio-agachamentos sem peso naquela aula on-line gratuita que oferece o básico do básico esperando que você compre o produto vendido ali.

Treinamento é hiper-gravidade. Uma corrida despropositada gera cargas, choques um pouco menores que 2x o peso-corporal. O longo de maratona também é por aí. Tiros em ritmo de 3km? Igual. As cargas são bem pouco distintas, mas a diferença está no tempo que nos expomos a cada uma.

A pessoa que vai (ia!) à academia fazer agachamento (terra, avanço, etc) acabava proporcionando ao próprio corpo um efeito de hiper-gravidade. Era como se ela estivesse saindo para dar uma volta em Saturno, que tem uma gravidade cerca de 10% maior que a daqui. Um corpo treinado à base de musculação (cargas altas e agudas) ou à base de corrida (baixas e crônicas) nos torna mais fortes.

Porém, ao retirarmos isso da rotina é como se, de certa forma, nos mandassem ao espaço. Sem estresse perdemos músculo. BEM rapidamente como mostra a NASA. E só quem já decidiu ganhar, por exemplo, 3kg de músculo sabe o CUSTO e dedicação exigidos.

Mas a pessoa acha que pensamento positivo basta. É o pensamento mágico! Que as diretrizes que estavam SEMPRE erradas em TODAS as vezes anteriores estarão certas dessa vez, que ficar em casa custe o que custar, DESSA VEZ será o certo a fazer. Que esse negócio que a sociedade sairá disso mais fraca (no sentido literal da palavra) é coisa do mundo da Lua. É como se pudéssemos deixar astronautas semanas em órbita e achar que eles voltariam iguais… porque foi assim que desejamos.

*Danilo Balu é Bacharel em Esporte pela Universidade de São Paulo (EEFE-USP), fez Nutrição na mesma instituição (FSP-USP), além de Engenharia Civil (POLI) e Ciências Atuariais (FEA-USP). Corre desde 1990. É treinador de corrida em São Paulo. O conteúdo é de responsabilidade do articulista. Instagram: @danilobalu E-mail: [email protected] Podcast: 3ladosdacorrida

SIGA-NOS NO Google News