Cassilândia, Segunda-feira, 26 de Outubro de 2020

Últimas Notícias

18/09/2020 11:00

Danilo Balu: treino é hipergravidade

Por Danilo Balu*

Blog Recorrido
Danilo Balu: treino é hipergravidade

Aprendi hoje uma estatística meio assustadora. Segundo a NASA, os astronautas perdem até 20% da massa muscular quando ficam de 5 a 11 dias no espaço. Uma das perguntas mais recorrentes que me chegam em tempos de quarentena é: “quando passamos a perder condicionamento parados??”

Simples, na semana seguinte. Sem dó! Eu sinto um pouco de fé das pessoas nessa fase. É como se elas em pensamento QUERENDO manter o condicionamento seria o suficiente. Ou então bastaria fazer meio-agachamentos sem peso naquela aula on-line gratuita que oferece o básico do básico esperando que você compre o produto vendido ali.

Treinamento é hiper-gravidade. Uma corrida despropositada gera cargas, choques um pouco menores que 2x o peso-corporal. O longo de maratona também é por aí. Tiros em ritmo de 3km? Igual. As cargas são bem pouco distintas, mas a diferença está no tempo que nos expomos a cada uma.

A pessoa que vai (ia!) à academia fazer agachamento (terra, avanço, etc) acabava proporcionando ao próprio corpo um efeito de hiper-gravidade. Era como se ela estivesse saindo para dar uma volta em Saturno, que tem uma gravidade cerca de 10% maior que a daqui. Um corpo treinado à base de musculação (cargas altas e agudas) ou à base de corrida (baixas e crônicas) nos torna mais fortes.

Porém, ao retirarmos isso da rotina é como se, de certa forma, nos mandassem ao espaço. Sem estresse perdemos músculo. BEM rapidamente como mostra a NASA. E só quem já decidiu ganhar, por exemplo, 3kg de músculo sabe o CUSTO e dedicação exigidos.

Mas a pessoa acha que pensamento positivo basta. É o pensamento mágico! Que as diretrizes que estavam SEMPRE erradas em TODAS as vezes anteriores estarão certas dessa vez, que ficar em casa custe o que custar, DESSA VEZ será o certo a fazer. Que esse negócio que a sociedade sairá disso mais fraca (no sentido literal da palavra) é coisa do mundo da Lua. É como se pudéssemos deixar astronautas semanas em órbita e achar que eles voltariam iguais… porque foi assim que desejamos.

*Danilo Balu é Bacharel em Esporte pela Universidade de São Paulo (EEFE-USP), fez Nutrição na mesma instituição (FSP-USP), além de Engenharia Civil (POLI) e Ciências Atuariais (FEA-USP). Corre desde 1990. É treinador de corrida em São Paulo. O conteúdo é de responsabilidade do articulista. Instagram: @danilobalu E-mail: danilobalu@hotmail.com Podcast: 3ladosdacorrida

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 26 de Outubro de 2020
Domingo, 25 de Outubro de 2020
Sábado, 24 de Outubro de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)