Cassilândia, Quinta-feira, 22 de Outubro de 2020

Últimas Notícias

28/08/2020 11:00

Danilo Balu - Quando a corrida é sintoma, não tratamento

Por Danilo Balu*

Blog Recorrido
Danilo Balu - Quando a corrida é sintoma, não tratamento

Já me perguntaram sobre correr dentro de casa na quarentena e falei mais de uma vez: correr dentro de casa não é parte da cura, mas sintoma de uma doença.

Em inbox me mandaram que um dos argumentos é que se isso dá paz mental à pessoa, deveria ser feito. Porém, quem sofre de TOC e precisa dar 15 voltas no próprio eixo antes de abrir a geladeira, por exemplo, não pode achar normal buscar paz nesse gesto irracional. Dar as 15 voltas não é dar paz mental, não é tratamento! Isso não deixa é de ser um sintoma de um problema.

Pois bem, em “On the Wildness of Children” Carol Black explica que durante décadas nosso modelo de dependência de drogas foi baseado em pesquisas realizadas com ratos de laboratório. Em um dos experimentos os animais podiam pressionar uma alavanca para receber água com heroína ou com cocaína. Os pesquisadores descobriram que os ratos pressionariam a alavanca e consumiriam droga até que morressem disso! A droga seria então, segundo as conclusões, a CAUSA do comportamento viciante.

Tudo muito lógico não?!

Porém, foi o psicólogo Bruce Alexander (em The Globalization of Addiction) que notou algo especial. Os ratos que se mataram assim estavam isolados em um ambiente não-natural, artificial, estéril, onde NÃO havia nada de mais, de natural para distraí-los ou ter o que fazer.

Vejamos, quando eles foram colocados em um ambiente mais natural, diversificado, onde eram capazes de interagir livremente com o meio-ambiente e mesmo com outros ratos, o uso de drogas foi reduzido em 80%. Ou seja, se você lhes desse uma VIDA real, um ambiente e um mundo no qual eles QUEIRAM VIVER, eles NÃO se destruíam com as drogas.

Mark Baker argumenta que um animal selvagem não é feliz em uma gaiola, por isso ele manifestará com gestos repetidos e comportamento perturbados. Por isso tenho pavor de entrar em lojas que vendem aves em pequenas gaiolas… você percebe em instantes como estão perturbadas. Liberte o animal e ele volta ao seu normal.

Essa gente pregando “corra dentro de casa” sinalizando virtude (“olha como sou virtuoso sou guerreiro e amo correr, quem sai de casa é egoísta!”) acha que está resolvendo um problema, quando apenas nos mostram sintomas de sua doença.

*Danilo Balu é Bacharel em Esporte pela Universidade de São Paulo (EEFE-USP), fez Nutrição na mesma instituição (FSP-USP), além de Engenharia Civil (POLI) e Ciências Atuariais (FEA-USP). Corre desde 1990. É treinador de corrida em São Paulo. O conteúdo é de responsabilidade do articulista. Instagram: @danilobalu E-mail: danilobalu@hotmail.com Podcast: 3ladosdacorrida

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 22 de Outubro de 2020
15:02
Saber não ocupa lugar
Quarta, 21 de Outubro de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)