Cassilândia, Sábado, 28 de Novembro de 2020

Últimas Notícias

05/08/2020 11:00

Danilo Balu - O que Tom Cruise nos ensina sobre corrida?

Por Danilo Balu*

Blog Recorrido
Danilo Balu - O que Tom Cruise nos ensina sobre corrida?

Não sabemos exatamente onde surgiu a piada, mas não faltam na internet vídeos e textos compilando as cenas de Tom Cruise correndo em seus filmes. Hollywood adora isso! Em filmes de ação com longas cenas de fuga ou perseguição. Nelas o herói aparece por quarteirões correndo para salvar o planeta. E como ele corre?

Se o espectador médio soubesse diferenciar corrida (rápida e) curta de corrida longa, os estúdios teriam que contratar consultores porque o resultado geralmente é constrangedor.

NÃO É SÓ TOM CRUISE…

Geralmente as fotos de divulgação de inscrição pra provas e vídeos e posts de influenciadores digitais são igualmente constrangedores porque cometem o MESMO erro dos filmes: filmam uma corrida de 5 segundos. A mão reta, dedão pra cima, cotovelos 90 graus, olhar sério focado obliquamente para o horizonte, pés de bailarina…

Se imaginam correndo certo sendo que nem assim é o certo!

O lance de Tom Cruise é que a corrida é artificialmente muito intensa. Rígida, mecânica, exagerada. Sabe por quê? Porque ele finge correr por minutos gravando várias tomadas de poucos segundos!

Ontem Kenenisa Bekele venceu uma importante prova na Inglaterra e o comentário de um aluno meu foi: nossa, ele corre muito fácil, sem fazer força.

É isso: SEM FAZER FORÇA!

Quando você TENTA correr direito, você faz força. E quando você faz força, você não corre fácil. E se pensa em COMO correr, não faz fluido. Meu mantra, e meu mote aos que oriento na pista durante as corridas coordenadas (aquecimento específico) é: RÁPIDO E RELAXADO.

Tom Cruise é motivo de piada nesse ponto. Eu até acho que ele corre bem bonito tecnicamente! Mas assim como as explosões em Missão Impossível, por exemplo, é bem artificial. Não tente imitar.

*Danilo Balu é Bacharel em Esporte pela Universidade de São Paulo (EEFE-USP), fez Nutrição na mesma instituição (FSP-USP), além de Engenharia Civil (POLI) e Ciências Atuariais (FEA-USP). Corre desde 1990. É treinador de corrida em São Paulo. O conteúdo é de responsabilidade do articulista. Instagram: @danilobalu E-mail: danilobalu@hotmail.com Podcast: 3ladosdacorrida

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 28 de Novembro de 2020
Sexta, 27 de Novembro de 2020
Quinta, 26 de Novembro de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)