Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Danilo Balu - O que Tom Cruise nos ensina sobre corrida?

Por Danilo Balu*

Blog Recorrido - 05 de agosto de 2020 - 11:00

Danilo Balu - O que Tom Cruise nos ensina sobre corrida?

Não sabemos exatamente onde surgiu a piada, mas não faltam na internet vídeos e textos compilando as cenas de Tom Cruise correndo em seus filmes. Hollywood adora isso! Em filmes de ação com longas cenas de fuga ou perseguição. Nelas o herói aparece por quarteirões correndo para salvar o planeta. E como ele corre?

Se o espectador médio soubesse diferenciar corrida (rápida e) curta de corrida longa, os estúdios teriam que contratar consultores porque o resultado geralmente é constrangedor.

NÃO É SÓ TOM CRUISE…

Geralmente as fotos de divulgação de inscrição pra provas e vídeos e posts de influenciadores digitais são igualmente constrangedores porque cometem o MESMO erro dos filmes: filmam uma corrida de 5 segundos. A mão reta, dedão pra cima, cotovelos 90 graus, olhar sério focado obliquamente para o horizonte, pés de bailarina…

Se imaginam correndo certo sendo que nem assim é o certo!

O lance de Tom Cruise é que a corrida é artificialmente muito intensa. Rígida, mecânica, exagerada. Sabe por quê? Porque ele finge correr por minutos gravando várias tomadas de poucos segundos!

Ontem Kenenisa Bekele venceu uma importante prova na Inglaterra e o comentário de um aluno meu foi: nossa, ele corre muito fácil, sem fazer força.

É isso: SEM FAZER FORÇA!

Quando você TENTA correr direito, você faz força. E quando você faz força, você não corre fácil. E se pensa em COMO correr, não faz fluido. Meu mantra, e meu mote aos que oriento na pista durante as corridas coordenadas (aquecimento específico) é: RÁPIDO E RELAXADO.

Tom Cruise é motivo de piada nesse ponto. Eu até acho que ele corre bem bonito tecnicamente! Mas assim como as explosões em Missão Impossível, por exemplo, é bem artificial. Não tente imitar.

*Danilo Balu é Bacharel em Esporte pela Universidade de São Paulo (EEFE-USP), fez Nutrição na mesma instituição (FSP-USP), além de Engenharia Civil (POLI) e Ciências Atuariais (FEA-USP). Corre desde 1990. É treinador de corrida em São Paulo. O conteúdo é de responsabilidade do articulista. Instagram: @danilobalu E-mail: [email protected] Podcast: 3ladosdacorrida

SIGA-NOS NO Google News