Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Danilo Balu: ah, o regenerativo...

Por Danilo Balu*

Blog Recorrido - 23 de setembro de 2020 - 11:00

Danilo Balu: ah, o regenerativo...

Eu me arrependo de umas respostas nos stories porque depois sou cobrado por cliente. “Você falou que não recomenda regenerativo depois dos Longos, mas todo domingo tenho regenerativo”.

Um dos maiores erros na Saúde é determinar procedimentos baseados na INTENÇÃO, não na realidade. Fiz 3 anos de Engenharia Civil, não basta QUERER que uma ponte suporte um caminhão. Colar um adesivo escrito “indestrutível” não muda as cargas que ela suporta.

No programa de treino chamar uma sessão de regenerativa não basta pra regenerar alguém. O treino gera uma resposta que a CARGA causa, não necessariamente aquilo que se deseja.

Africanos fazem treinos regenerativos. O amador tem benefícios ao copiar? SIM e NÃO. Minha mãe contava que uma vez estava atrasada e pra acelerar o passo me deu um catavento pedindo que corrêssemos até o Metrô. Ela me enganou e chegamos a tempo. Quando dou treinos leves e chamo de regenerativo ele é o meu catavento, estou enganando o corredor. Ninguém que treina 2, 3, 6 vezes na semana precisa de regenerativo.

O treino deve ser feito causando um estresse gerenciável. Se sábado o treino foi difícil, diminuímos a carga domingo porque o corpo tolera MENOS este dia. Você chama de regenerativo para a pessoa treinar se sentindo importante podendo postar nas redes sociais como é atleta (mesmo treinando 3 vezes na semana) e precisa de um regenerativo.

O regenerativo dos africanos é a manutenção de um estresse elevado (correr cansado) porque a RETIRADA da norma (correr) estressa negativamente! Renato Canova diz que quenianos após regenerativo apresentam lactato ABAIXO do que quando NÃO treinam. MAS…

Eles o fazem em terrenos naturais e irregulares DISTRIBUINDO a carga mecânica pelo corpo. O trote do amador que pouco treina é em piso uniforme CENTRALIZANDO a carga num mesmo ponto JÁ fatigado. PORÉM…

Leva de 5 a 10 anos pra alguém “maturar” aerobiamente mecanismos oxidativos e gestuais (mecânicos). O regenerativo do amador NÃO é regenerativo, mas um jeito de você SEGUIR no processo de maturação mesmo cansado. É um treino LEVE, NÃO um regenerativo. SÓ ISSO explica a evolução de duas pessoas com estruturas similares mas um com treinos leves a mais.

*Danilo Balu é Bacharel em Esporte pela Universidade de São Paulo (EEFE-USP), fez Nutrição na mesma instituição (FSP-USP), além de Engenharia Civil (POLI) e Ciências Atuariais (FEA-USP). Corre desde 1990. É treinador de corrida em São Paulo. O conteúdo é de responsabilidade do articulista. Instagram: @danilobalu E-mail: [email protected] Podcast: 3ladosdacorrida

SIGA-NOS NO Google News