Cassilândia, Terça-feira, 27 de Outubro de 2020

Últimas Notícias

23/09/2020 11:00

Danilo Balu: ah, o regenerativo...

Por Danilo Balu*

Blog Recorrido
Danilo Balu: ah, o regenerativo...

Eu me arrependo de umas respostas nos stories porque depois sou cobrado por cliente. “Você falou que não recomenda regenerativo depois dos Longos, mas todo domingo tenho regenerativo”.

Um dos maiores erros na Saúde é determinar procedimentos baseados na INTENÇÃO, não na realidade. Fiz 3 anos de Engenharia Civil, não basta QUERER que uma ponte suporte um caminhão. Colar um adesivo escrito “indestrutível” não muda as cargas que ela suporta.

No programa de treino chamar uma sessão de regenerativa não basta pra regenerar alguém. O treino gera uma resposta que a CARGA causa, não necessariamente aquilo que se deseja.

Africanos fazem treinos regenerativos. O amador tem benefícios ao copiar? SIM e NÃO. Minha mãe contava que uma vez estava atrasada e pra acelerar o passo me deu um catavento pedindo que corrêssemos até o Metrô. Ela me enganou e chegamos a tempo. Quando dou treinos leves e chamo de regenerativo ele é o meu catavento, estou enganando o corredor. Ninguém que treina 2, 3, 6 vezes na semana precisa de regenerativo.

O treino deve ser feito causando um estresse gerenciável. Se sábado o treino foi difícil, diminuímos a carga domingo porque o corpo tolera MENOS este dia. Você chama de regenerativo para a pessoa treinar se sentindo importante podendo postar nas redes sociais como é atleta (mesmo treinando 3 vezes na semana) e precisa de um regenerativo.

O regenerativo dos africanos é a manutenção de um estresse elevado (correr cansado) porque a RETIRADA da norma (correr) estressa negativamente! Renato Canova diz que quenianos após regenerativo apresentam lactato ABAIXO do que quando NÃO treinam. MAS…

Eles o fazem em terrenos naturais e irregulares DISTRIBUINDO a carga mecânica pelo corpo. O trote do amador que pouco treina é em piso uniforme CENTRALIZANDO a carga num mesmo ponto JÁ fatigado. PORÉM…

Leva de 5 a 10 anos pra alguém “maturar” aerobiamente mecanismos oxidativos e gestuais (mecânicos). O regenerativo do amador NÃO é regenerativo, mas um jeito de você SEGUIR no processo de maturação mesmo cansado. É um treino LEVE, NÃO um regenerativo. SÓ ISSO explica a evolução de duas pessoas com estruturas similares mas um com treinos leves a mais.

*Danilo Balu é Bacharel em Esporte pela Universidade de São Paulo (EEFE-USP), fez Nutrição na mesma instituição (FSP-USP), além de Engenharia Civil (POLI) e Ciências Atuariais (FEA-USP). Corre desde 1990. É treinador de corrida em São Paulo. O conteúdo é de responsabilidade do articulista. Instagram: @danilobalu E-mail: danilobalu@hotmail.com Podcast: 3ladosdacorrida

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 27 de Outubro de 2020
Segunda, 26 de Outubro de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)