Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Custo das ligações à distância será reduzido pela Anatel

Humberto Marques / Campo Grande News - 13 de julho de 2006 - 16:28

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) deve anunciar amanhã o percentual de redução das tarifas telefônicas de longa distância (DDD), com a publicação dos novos índices no Diário Oficial da União da próxima segunda-feira. Segundo a Agência Estado, técnicos da agência haviam adiantado que a redução média deve ser de 2,7%. A informação foi repassada por José Leite Pereira Filho, conselheiro da agência.

Com a publicação no DO no início da próxima semana, as empresas que operam o serviço de DDD terão de publicar na mídia impressa os novos índices. Caso essa medida seja adotada já na terça-feira, o reajuste deve ser efetivado no dia 20 de julho (quinta-feira). Amanhã, segundo Pereira Filho, as operadoras irão entregar à Anatel suas propostas sobre como realização a distribuição da redução das tarifas entre os diversos índices aplicados ao consumidor – cobrados de forma diferenciada em função das distâncias. A variação, conforme o conselheiro, não pode ultrapassar 5%.

No dia 11, a Anatel publicou portaria determinando a redução dos valores cobrados pela telefonia local fixa, com validade a partir da publicação dos novos índices pelas operadoras – que deveria ocorrer em até 48 horas, isto é, a validade teria início a partir de hoje. O reajuste negativo abrange os serviços de habilitação, assinatura básica e pulso de cinco empresas do setor, incluindo a Brasil Telecom (que irá rever em -0,42% suas tarifas na região de operação, que inclui Mato Grosso do Sul). O índice negativo foi atingido pela troca do indexador usado para definir os reajustes: ao invés do IGP-DI (Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna), passará a ser usado o IST (Índice de Serviços de Telecomunicações).

SIGA-NOS NO Google News