Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

20/06/2005 13:07

Custo da pecuária sobe 4% e arroba cai 12%

Fernanda Mathias / Campo Grande News

Os custos da pecuária em Mato Grosso do Sul aumentaram em 4,73% no mês de abril enquanto o valor da arroba desvalorizou 4,58%. No acumulado do ano os custos subiram 4,02% e a arroba caiu 12%, a maior retração dentre os nove estados pesquisados pela CNA (Confederação Nacional de Agricultura). Segundo avaliação da Confederação, os reajustes do salário mínimo e dos sais foram decisivos no aumento de custos, verificado em todo o País. O custo da mão-de-obra tem elevada participação nos custos totais da pecuária. Nos últimos dois anos, o acréscimo do mínimo foi de 50%. Com o novo aumento, esse item passou de 21% para 23% do total das despesas da atividade.O aumento da suplementação mineral de janeiro a abril foi de 2,15% e na mão-de-obra 15,37%. Um agravante é que embora o fornecimento do sal mineral deva ser contínuo a época da seca exige maior consumo de suplementos e no início deste ano a estiagem castigou lavouras e pastagens de Mato Grosso do Sul e vários estados brasileiros. As máquinas e implementos agrícolas encareceram 8,53% e os insumos para construção de cercas 4,97%.
As exportações, embora tenham aumentado, não representaram grandes ganhos em termos de preço devido à fraqueza das industrias na negociação com o mercado internacional, por outro lado os produtores assumem custos cada vez maiores para aumentar a produtividade e abater mais cedo.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Dezembro de 2017
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)