Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

07/01/2004 15:13

Cursos de licenciatura são os menos procurados

Marina Domingos/ABr

Mais da metade das vagas ociosas nas instituições públicas de ensino superior corresponde aos cursos de licenciatura. Os dados do Instituto Nacional de Estudos Pesquisas Educacionais do Ministério da Educação (Inep/MEC) mostram que das 12.506 vagas que não foram ocupadas por meio do vestibular, 6.641 são de cursos de formação de professores.

“As vagas ociosas estão, exatamente, naqueles setores onde a remuneração é menor. O salário de um professor de ensino médio, segundo os dados da pesquisa de Amostra de Domicílios do IBGE, é a metade do que ganha um policial civil, um terço do que recebe um advogado ou um delegado”, revelou o diretor de Tratamento e Disseminação de Informações sobre Educação do Inep, José Marcelino Rezende.

Segundo Marcelino, outro fator importante é a grande oferta de vagas para os cursos de licenciatura. No final de 2002, as instituições públicas ofereciam 154 mil vagas para esses cursos, contra 5.616 para medicina.

“É obvio que a probabilidade de sobrar vagas na área de educação é maior do que em medicina. De um lado, os salários são muito maiores e, num segundo momento, a ofertas de vagas nas universidades públicas é muito menor. Em 2002 não sobrou uma vaga ociosa em medicina no setor público, mas sobraram muitas vagas na área de educação”, explicou o diretor.

Ele lembrou que o MEC está trabalhando para mudar as estatísticas e tornar a profissão de professor mais atraente, com a realização de cursos de capacitação e do programa de valorização do magistério, já em desenvolvimento pela Secretaria de Ensino Infantil e Fundamental.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)