Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cursos de licenciatura são os menos procurados

Marina Domingos/ABr - 07 de janeiro de 2004 - 15:13

Mais da metade das vagas ociosas nas instituições públicas de ensino superior corresponde aos cursos de licenciatura. Os dados do Instituto Nacional de Estudos Pesquisas Educacionais do Ministério da Educação (Inep/MEC) mostram que das 12.506 vagas que não foram ocupadas por meio do vestibular, 6.641 são de cursos de formação de professores.

“As vagas ociosas estão, exatamente, naqueles setores onde a remuneração é menor. O salário de um professor de ensino médio, segundo os dados da pesquisa de Amostra de Domicílios do IBGE, é a metade do que ganha um policial civil, um terço do que recebe um advogado ou um delegado”, revelou o diretor de Tratamento e Disseminação de Informações sobre Educação do Inep, José Marcelino Rezende.

Segundo Marcelino, outro fator importante é a grande oferta de vagas para os cursos de licenciatura. No final de 2002, as instituições públicas ofereciam 154 mil vagas para esses cursos, contra 5.616 para medicina.

“É obvio que a probabilidade de sobrar vagas na área de educação é maior do que em medicina. De um lado, os salários são muito maiores e, num segundo momento, a ofertas de vagas nas universidades públicas é muito menor. Em 2002 não sobrou uma vaga ociosa em medicina no setor público, mas sobraram muitas vagas na área de educação”, explicou o diretor.

Ele lembrou que o MEC está trabalhando para mudar as estatísticas e tornar a profissão de professor mais atraente, com a realização de cursos de capacitação e do programa de valorização do magistério, já em desenvolvimento pela Secretaria de Ensino Infantil e Fundamental.

SIGA-NOS NO Google News