Cassilândia, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

02/09/2005 14:56

Curso de Letras da UFMS realiza Seminário em Três Lagoas

O III Seminário de Estudos da Linguagem: Alteridades e Fronteiras, ocorrido nos dias 29 e 30 de agosto de 2005, constituiu importante intercâmbio científico, tendo em vista a amplitude dos trabalhos apresentados, por meio de grandes nomes da Lingüística e da Literatura, do circuito nacional e internacional, e do trabalho e empenho de docentes e discentes da graduação em Letras e do Programa de Mestrado em Letras, do campus de Três Lagoas.

As conferências de abertura, ministradas pela Profa. Dra. Maria Cecília Camargo Magalhães da PUC-SP e pela Profa. Dra. Maria Cecília Mollica da UFRJ, trouxeram produtivas discussões em torno da pesquisa sociolingüística e da formação contínua de professores de letras no Brasil, mostrando as fronteiras e as alteridades existentes entre linguagem e sociedade.

Os oito mini-cursos oferecidos, intitulados "Sociolingüística: a fala e a escrita", "Fronteiras da Crônica", "Recortes em identidades: projetos de pesquisa em análise do discurso", "De Poe a Vilela: teoria e prática do conto", "Gênero e cultura", "A categoria tempo na teoria de Gerárd Genette", "Tendências críticas contemporâneas", "Subjetividade e representação: uma visão argumentativa e dialogal", promoveram oficinas de leitura, escrita, pesquisa, entre outras, que objetivaram ampliar as perspectivas de trabalhos a serem produzidos na área.

Nas duas conferências de encerramento, ministradas pela Profa. Dra. Ana Maria Domingues da UNESP de Assis e pela Profa. Dra. Ana Paula Loureiro de Oliveira, da Universidade de Coimbra, Portugal, houve apresentações de trabalhos ligados à história, discurso e gênero, em que foram articuladas discussões sobre alteridade e a figura feminina na literatura brasileira, e sobre aspectos lingüísticos do discurso do escritor português Eça de Queiroz.

O evento do Programa de Mestrado em Letras da UFMS trouxe ainda lançamento de livros, em que os autores puderam conceder autógrafos, proporcionando um ambiente de confraternização e de cultura à noite. Eis o rol das obras que foram lançadas: Um olhar interdisciplinar na investigação sobre a linguagem, organizado por Vânia Maria Lescano Guerra. Ensaios farpados: arte e cultura no pantanal e no cerrado, organizado por Paulo Nolasco dos Santos, I. Russef & M. Marinho Em diálogo: estudos literários e estudos lingüísticos Organizado por Antonio Rodrigues Belon e Sheila Dias Maciel. A poética do recorte Maria Adélia Menegazzo. A melancolia do vulcão, Edgar Cezar Nolasco dos Santos. Para traduzir o século XIX: Machado de Assis Eliane Fernanda Cunha Ferreira. Pesquisa interdisciplinar: um processo em construção, Lucrécia Stringhetta Mello Lima Barreto: imagem e linguagem, Zélia Nolasco-Freire. Transcriações: teoria e prática Tânia Carvalhal, Lúcia Sá Rebello e Eliana Fernanda Cunha Ferreira. Revista Papéis Letras (periódico do curso de Letras da UFMS).


Profa. Dra. Vânia Maria Lescano Guerra (UFMS)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 10 de Dezembro de 2016
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)