Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Curso de Letras da UFMS realiza Seminário em Três Lagoas

02 de setembro de 2005 - 14:56

O III Seminário de Estudos da Linguagem: Alteridades e Fronteiras, ocorrido nos dias 29 e 30 de agosto de 2005, constituiu importante intercâmbio científico, tendo em vista a amplitude dos trabalhos apresentados, por meio de grandes nomes da Lingüística e da Literatura, do circuito nacional e internacional, e do trabalho e empenho de docentes e discentes da graduação em Letras e do Programa de Mestrado em Letras, do campus de Três Lagoas.

As conferências de abertura, ministradas pela Profa. Dra. Maria Cecília Camargo Magalhães da PUC-SP e pela Profa. Dra. Maria Cecília Mollica da UFRJ, trouxeram produtivas discussões em torno da pesquisa sociolingüística e da formação contínua de professores de letras no Brasil, mostrando as fronteiras e as alteridades existentes entre linguagem e sociedade.

Os oito mini-cursos oferecidos, intitulados "Sociolingüística: a fala e a escrita", "Fronteiras da Crônica", "Recortes em identidades: projetos de pesquisa em análise do discurso", "De Poe a Vilela: teoria e prática do conto", "Gênero e cultura", "A categoria tempo na teoria de Gerárd Genette", "Tendências críticas contemporâneas", "Subjetividade e representação: uma visão argumentativa e dialogal", promoveram oficinas de leitura, escrita, pesquisa, entre outras, que objetivaram ampliar as perspectivas de trabalhos a serem produzidos na área.

Nas duas conferências de encerramento, ministradas pela Profa. Dra. Ana Maria Domingues da UNESP de Assis e pela Profa. Dra. Ana Paula Loureiro de Oliveira, da Universidade de Coimbra, Portugal, houve apresentações de trabalhos ligados à história, discurso e gênero, em que foram articuladas discussões sobre alteridade e a figura feminina na literatura brasileira, e sobre aspectos lingüísticos do discurso do escritor português Eça de Queiroz.

O evento do Programa de Mestrado em Letras da UFMS trouxe ainda lançamento de livros, em que os autores puderam conceder autógrafos, proporcionando um ambiente de confraternização e de cultura à noite. Eis o rol das obras que foram lançadas: Um olhar interdisciplinar na investigação sobre a linguagem, organizado por Vânia Maria Lescano Guerra. Ensaios farpados: arte e cultura no pantanal e no cerrado, organizado por Paulo Nolasco dos Santos, I. Russef & M. Marinho Em diálogo: estudos literários e estudos lingüísticos Organizado por Antonio Rodrigues Belon e Sheila Dias Maciel. A poética do recorte Maria Adélia Menegazzo. A melancolia do vulcão, Edgar Cezar Nolasco dos Santos. Para traduzir o século XIX: Machado de Assis Eliane Fernanda Cunha Ferreira. Pesquisa interdisciplinar: um processo em construção, Lucrécia Stringhetta Mello Lima Barreto: imagem e linguagem, Zélia Nolasco-Freire. Transcriações: teoria e prática Tânia Carvalhal, Lúcia Sá Rebello e Eliana Fernanda Cunha Ferreira. Revista Papéis Letras (periódico do curso de Letras da UFMS).


Profa. Dra. Vânia Maria Lescano Guerra (UFMS)

SIGA-NOS NO Google News