Cassilândia, Sábado, 03 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

12/04/2016 11:30

Cuidar dos pneus faz bem à segurança e ao bolso do motorista

Campo Grande News

A conta é simples: quem poupa tem mais. E não é diferente com os pneus, sejam de carros ou motos. Além do desgaste natural, acelerações bruscas, rodagem em vias com buracos e frenagens repentinas são maneiras comuns de gastá-los. E quem perde por não poupá-los é o motorista proprietário do veículo que conduz, que sente no bolso os efeitos e tem sua segurança no trânsito ameaçada. Para comentar o tema, Emerson Feliciano, superintendente técnico do CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e Segurança Viária), dá dicas e explica as boas práticas para manter os pneus em dia e as despesas indesejadas bem longe do bolso do motorista.

Segundo o executivo, dirigir com pneus carecas é um risco claro para a segurança do condutor e dos passageiros de um veículo. “Pneus carecas ficam sem ranhuras, ou seja perdem a capacidade de aderência ao solo, especialmente em pistas molhadas, como em dias chuvosos, o que aumenta os espaços de frenagem e, consequentemente, o risco de acidentes”, comenta.

Feliciano destaca três dicas que podem ajudar os motoristas no dia a dia a prolongarem a vida dos pneus. “A calibragem correta é essencial para não gastá-los. Para não se esquecer de fazê-la, a dica é aproveitar a ida ao posto de gasolina e, logo após abastecer o carro, calibrar todos os pneus, incluindo o estepe. O manual do proprietário ou as etiquetas dispostas na carroceria do veículo, geralmente fixadas na tampa do bocal do tanque de combustível ou na porta do motorista, indicam qual calibragem adotar”.

A segunda dica, segundo o executivo, é sobre o monitoramento do desgaste dos pneus. “É bom o proprietário verificar eventualmente o limite de profundidade do sulco dos pneus, que não deve ser menor do que 1,6 milímetro. A marca de desgaste é mostrada por um pequeno ressalto no sulco, indicado pela sigla TWI escrita na lateral da banda de rodagem”, afirma.

A última dica reforça os benefícios de fazer o rodízio de pneus de tempos em tempos. “Trocar eventualmente os pneus da frente com os de trás – ou somente o da frente pelo de trás, no caso das motos - é uma prática preventiva e sem dúvidas faz com que eles durem mais. E, claro, quanto maior a durabilidade, mais tarde o proprietário terá que desembolsar dinheiro com a troca definitiva. Além disso, com o rodízio o desgaste acaba sendo mais distribuído entre todos os pneus, de forma mais equalizada”, finaliza.

Mas antes de trocá-los, o condutor deve observar as especificações do fabricante, que recomenda o tipo e tamanho de pneu para cada veículo, garantindo os padrões originais de fábrica.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
Quinta, 01 de Dezembro de 2016
11:00
Mundo Fitness
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)