Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cuidados para treinar no frio

Natue - 17 de julho de 2017 - 11:00

Com o frio, nosso corpo produz uma constrição dos vasos sanguíneos periféricos, o que implica na redução do fluxo sanguíneo para os locais mais superficiais e redirecionando este sangue para as regiões centrais do corpo. Na hora de treinar no frio, utilizar vestimentas adequadas antes e depois do treino é muito importante para evitar a perda de calor.

No aquecimento, estenda o tempo de 5 para 10 ou 15 minutos. Lembre-se de que o corpo está em vasoconstrição e queremos que ele fique vasodilatado para a prática da atividade física.

Comece mais devagar que o habitual, pois a baixa temperatura engana bastante, fazendo as pessoas forçarem além do limite.

Continue com uma blusa leve e, aos poucos, na medida em que for elevando a temperatura corporal, retire-a. Dessa forma, o corpo não ficará exposto ao frio antes de elevar a temperatura.

Vale a pena salientar que, por causa do frio, os mamilos podem ficar rígidos, provocando irritação quando em contato com a roupa durante o exercício.

Durante o exercício físico em extremas baixas temperaturas ocorre uma perda de água considerável pelas vias respiratórias, sendo interessante a utilização de balaclavas para conservar a umidade e temperatura do ar expirado. Assim, diminuímos alguns sintomas respiratórios desconfortáveis. Além disso, o atleta deve se manter hidratado durante o treino, evitando aquela sensação de boca seca.

As dores ósteo-mio-articulares podem ficar mais aparentes, pois o frio aumenta a sensibilidade nas terminações nervosas. Outro incômodo que pode agravar com o frio é a presença de câimbras pelo aumento da contração involuntária, conhecida como calafrios, que tem por objetivo gerar contrações para aquecer o corpo.

Após o treino, a troca da roupa molhada é muito importante. A roupa fria e molhada em contato com o corpo prejudica a termorregulação podendo gerar até hipotermia.

Ao chegar em casa, alimente-se bem, tome um banho quente, coloque roupas secas e fique protegido do frio. Após o treino intenso, existe o fenômeno chamado de “janela aberta”, que varia de 2 horas até 24 horas após o exercício.

Artigo de especialista - Rodrigo Lobo - educador físico, triatleta

SIGA-NOS NO Google News