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26/06/2016 11:00

Cuidados básicos para uma maratona sem traumas

O2 Por Minuto

Correr uma maratona exige, além de uma boa preparação, certa dose de coragem por parte do corredor. Isso porque,independentemente dos cuidados básicos, alguns imprevistos surgem antes e até durante a prova. É importante dar atenção para todas as dicas dos treinadores para não sofrer na hora da maratona nem com problemas futuros. Confira alguns cuidados essenciais:

Pré-treino
Boa alimentação (com carboidratos), hidratação com géis, água e energéticos e roupas confortáveis são essenciais na preparação de uma maratona. “Muito cuidado com a reposição de líquidos e nutrientes. A desidratação pode causar lesões gravíssimas e até o óbito”, alerta Gabriel Lotfi, treinador da Gama Assessoria Esportiva.

Seguir a planilha de treinamento corretamente e ter disciplina nos treinos são etapas fundamentais antes de uma maratona. “O treino para a maratona requer muita disciplina e tempo(,). O fortalecimento muscular é quase obrigatório para evitar lesões”, esclarece Lotfi.

Mas nada disso é suficiente se a mente não estiver bem preparada. Afinal, um bom preparo psicológico é a principal ferramenta para enfrentar as adversidades que podem surgir na maratona e não eram esperadas.

Durante a prova
Manter um ritmo do começo ao fim da prova é a primeira dica de muitos treinadores. Após o início da corrida, olhe a paisagem, as pessoas correndo ao redor e sinta o incentivo de quem assiste (a) à prova. E mantenha-se firme até o fim da prova.

“Não dá para fugir: tem que ser muito determinado e saber que a dor estará presente em algum momento da prova, principalmente nos últimos 10 km. Contudo, o atleta também experimentará a glória de terminar uma maratona, de alcançar e conquistar um grande desafio”, argumenta o treinador.

Pós-prova
“Tão importante quanto o pré-prova, o descanso e a recuperação pós-prova ajudarão a evitar lesões musculares crônicas. O atleta estará bem condicionado, e a vontade de voltar a correr pode atrapalhar”, explica Lotfi.

É necessário um período de descanso para não sofrer com algum tipo de lesão. Para isso, massagens, roupas de compressão e banho de imersão são de grande ajuda no pós-prova. Mas não se deixe enganar: mesmo se achar que seu corpo está 100% após alguns dias, respeite o tempo necessário. Muitos atletas, até de alto rendimento, ficam às vezes mais de seis meses lesionados, com dificuldade de cicatrizar um músculo, por não respeitarem o descanso pós-prova”, finaliza o treinador.

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