Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Criança: os problemas mais comuns antes dos dois anos

Agência do Rádio - 12 de outubro de 2007 - 08:45

No primeiro ano de vida de uma criança, é preciso fazer um acompanhamento constante da saúde. É difícil identificar pequenos problemas nos bebês, mas eles são comuns e tiram o sossego tanto deles quanto dos pais. Uma anormalidade que ocorre com freqüência, por exemplo, é a dor de ouvido. Ela se manisfesta por meio de febre, irritação, insônia e ainda leva a criança a esfregar ou puxar o ouvido de forma constante, tendo vômitos ou diarréia, ou não respondendo normalmente aos estímulos sonoros. A pediatra Cláudia Valente explica que existem outras doenças que costumam aparecem em bebês e nas crianças.


"Nos dois primeiros anos de vida as doenças mais comuns são a gripe, o resfriado, a diarréia, as otites e amidalites, os quadros gerais de infecção respiratória, principalmente depois do primeiro ano, que a criança começa a sair mais, interagir com as outras crianças, às vezes a entrada na escolinha. Então, essas doenças são bastante comuns. O que acontece é que, até uns quatro anos de idade, a criança tem níveis de anticorpos bastante inferiores aos dos adultos."

A pediatra lembra também que outra medida importante para evitar complicações nas crianças é o seguimento rigoroso do calendário de vacinação. Com as doses, é possível manter longe doenças como hepatite, paralisia infantil e tuberculose. Nos últimos anos, o Brasil tem registrado uma redução importante no risco de morte de crianças menores de um ano de vida em todas as regiões. No período de 2002 a 2004, a mortalidade infantil diminuiu de 26,5 para 22,6.

De Brasília, Leilane Alves

SIGA-NOS NO Google News