Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Criada a classificação de carcaça bovina no país

Mapa Imprensa - 04 de maio de 2004 - 05:55

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, assinou instrução normativa criando o Sistema Brasileiro de Classificação de Carcaças de Bovinos, que vai incluir todos os animais abatidos nos estabelecimentos sob o controle do Serviço de Inspeção Federal (SIF). O documento foi assinado ontem durante a abertura oficial da 70º ExpoZebu, em Uberaba (MG), onde Rodrigues também recebeu homenagem pelos “relevantes serviços prestados ao Brasil”. Com esse mecanismo, a cadeia produtiva da carne bovina passará a oferecer aos consumidores indicativos de qualidade, como sexo e maturidade do animal, peso e acabamento da carcaça.

Até 31 de dezembro deste ano, a adesão dos frigoríficos ao Sistema Brasileiro de Classificação de Carcaças será voluntária. A partir de 2005, esses estabelecimentos serão obrigados a adotar esse mecanismo. “Na primeira fase, a adesão ao sistema será espontânea porque propiciará ao Mapa tempo hábil para evitar improvisações e permitir os ajustes que eventualmente tiverem de ser efetuados em função da experiência vivenciada e dos elementos recolhidos nessa etapa”, explicou Rodrigues. Segundo o ministro, a implementação do sistema de classificação de carcaças não compulsório desde o seu início não compromete o sucesso da iniciativa.

Sisbov - Durante sua visita à ExpoZebu, o ministro anunciou o credenciamento pelo MAPA da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) no Sistema Brasileiro de Certificação de Origem Bovina e Bubalina (Sisbov). Entre os anos de 1975 e 2002, a ABCZ construiu um banco de dados zootécnicos, que possui informações de mais 6.063.414 pesagens de cerca de 1.531.155 milhão de animais de raças zebuínas inscritas nas provas zootécnicas.

Em seu discurso, Rodrigues ressaltou ainda que o Brasil deverá ser, nos próximos três ou quatro anos, o primeiro exportador mundial de algodão, etanol e biodiesel, além de ter um grande avanço nas vendas externas de frutas. Hoje, o país já lidera os ranking internacional das exportações de café, soja, suco de laranja e carne bovina e de frango.

O ministro reforçou também a necessidade de o país investir em infra-estrutura e logística para que possa ter plenas condições de armazenagem dos produtos e escoamento de safra de grãos e da produção pecuária.




SIGA-NOS NO Google News