Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

04/05/2004 05:55

Criada a classificação de carcaça bovina no país

Mapa Imprensa

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, assinou instrução normativa criando o Sistema Brasileiro de Classificação de Carcaças de Bovinos, que vai incluir todos os animais abatidos nos estabelecimentos sob o controle do Serviço de Inspeção Federal (SIF). O documento foi assinado ontem durante a abertura oficial da 70º ExpoZebu, em Uberaba (MG), onde Rodrigues também recebeu homenagem pelos “relevantes serviços prestados ao Brasil”. Com esse mecanismo, a cadeia produtiva da carne bovina passará a oferecer aos consumidores indicativos de qualidade, como sexo e maturidade do animal, peso e acabamento da carcaça.

Até 31 de dezembro deste ano, a adesão dos frigoríficos ao Sistema Brasileiro de Classificação de Carcaças será voluntária. A partir de 2005, esses estabelecimentos serão obrigados a adotar esse mecanismo. “Na primeira fase, a adesão ao sistema será espontânea porque propiciará ao Mapa tempo hábil para evitar improvisações e permitir os ajustes que eventualmente tiverem de ser efetuados em função da experiência vivenciada e dos elementos recolhidos nessa etapa”, explicou Rodrigues. Segundo o ministro, a implementação do sistema de classificação de carcaças não compulsório desde o seu início não compromete o sucesso da iniciativa.

Sisbov - Durante sua visita à ExpoZebu, o ministro anunciou o credenciamento pelo MAPA da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) no Sistema Brasileiro de Certificação de Origem Bovina e Bubalina (Sisbov). Entre os anos de 1975 e 2002, a ABCZ construiu um banco de dados zootécnicos, que possui informações de mais 6.063.414 pesagens de cerca de 1.531.155 milhão de animais de raças zebuínas inscritas nas provas zootécnicas.

Em seu discurso, Rodrigues ressaltou ainda que o Brasil deverá ser, nos próximos três ou quatro anos, o primeiro exportador mundial de algodão, etanol e biodiesel, além de ter um grande avanço nas vendas externas de frutas. Hoje, o país já lidera os ranking internacional das exportações de café, soja, suco de laranja e carne bovina e de frango.

O ministro reforçou também a necessidade de o país investir em infra-estrutura e logística para que possa ter plenas condições de armazenagem dos produtos e escoamento de safra de grãos e da produção pecuária.




Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)