Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

20/09/2010 10:19

Crescem "cidades de lona" ao longo da BR-060

Campo Grande News/ Ricardo Campos Jr.

Acampadas às margens da BR-060, famílias montam mais uma cidade de lona com a bandeira sem-terra. Dois grupos se espalham pela rodovia, do lado direito e mais a frente do lado esquerdo, no sentido Campo Grande/Sidrolândia.

No primeiro acampamento, 120 famílias, mais de 500 pessoas, se aglomeram ao sol. Depois de 5 meses em estruturas de bambu, agora eles tentam ficar o menos vulnerável possível da ação do tempo. Os barracos que foram erguidos utilizando bambu, agora são desfeitos para darem lugar a habitações de madeira.

No local, muitas crianças e carros. No fim de semana era possível ver veículos pequenos e camionetes lotando o acostamento. Segundo as famílias, são carros de pessoas que colaboram com os sem-terra.

Entre os acampados a conversa é a mesma, não há previsão de conseguirem terra e deixarem a beira da rodovia. O acampamento tem aproximadamente 11 quilômetros de extensão e no fim de semana 5 homens organizavam o trabalho de reconstrução de barracos.

“Só é difícil se a pessoa quiser”, afirma o acampado Manoel Vicente da Silva Sobrinho, 65 anos, “Se tiver má vontade tudo é difícil. Tem que encarar com fé e coragem”.

O ex-borracheiro é divorciado e mora no acampamento com os dois filhos. Sobrinho diz estar, de certa forma, acostumado com as idas e vindas. Ele nasceu no estado de Alagoas e foi retirante até o interior de São Paulo. Anos mais tarde veio a Campo Grande em busca de melhores condições de vida, diz.

Vulnerável – Quando o acampamento foi criado, o líder do local não chegou a ir morar em um dos pequenos barracos que se enfileiraram às margens da BR-163. O resultado foi a expulsão dele da liderança, garantem os acampados.

O atual líder, Francisco Maciel, 44 anos, conta que grupo é vinculado à Fetagri (Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Mato Grosso do Sul). Ele diz que tomou posse depois que descobriu, “por coincidência”, que não tinha representante nas reuniões com a liderança do órgão.

“Um rapaz daqui foi lá para ver como é que estava processo para assentamento e descobriu que ninguém daqui participava das reuniões”, conta Maciel.

Segundo ele, foi da própria Fetagri a recomendação para que as famílias substituíssem o bambu por madeira. Maciel explica que o bambu é fraco e não suporta a eternite, além de deixar a habitação mais baixa. Desta forma, eles estariam mais suscetíveis à chuva e ventos, por exemplo.

Tudo foi trocado antes que algo pior acontecesse. “Cada um arrumou sua madeira”, conta Maciel.

Reforma Agrária – O acampamento Terra Prometida fica em frente à fazenda Aracoara. O que levou todos ao local foram rumores de que a propriedade estaria sendo negociada para a reforma agrária.

Maciel calcula que eles devem permanecer ali até meados do ano que vem. Até lá, as novas moradias com material um pouco mais resistente que o anterior servirão de abrigo para as famílias acampadas.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)