Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

CPI ouve presidente da TAM e representante da Airbus

Agência Câmara - 02 de agosto de 2007 - 09:30

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Crise Aérea ouve em instantes o presidente da TAM, Marco Antonio Bologna, que falará sobre o acidente com o avião Airbus que explodiu no último dia 17 no aeroporto de Congonhas (SP), matando 199 pessoas. A partir das 14 horas, prestará depoimento o representante da Airbus no Brasil, Mário Sampaio.

Após o acidente, a Airbus enviou a companhias aéreas de todo o mundo uma nota em que orienta os pilotos sobre os procedimentos corretos para pousar o modelo A-320 sem um dos reversos. A empresa informou que, nesses casos, é necessário posicionar as alavancas que controlam a aceleração (manetes) em ponto morto (idle). Os dados da caixa-preta do avião, analisados ontem pela CPI, revelaram que, de acordo com o computador de bordo da aeronave, o manete direito do Airbus da TAM não estava na posição correta.

O deputado Vic Pires Franco (DEM-PA), que requisitou a convocação do representante da Airbus, lembrou que a TAM admitiu a existência de um defeito no reverso da turbina direita do avião acidentado. A companhia informou que, pelo manual da Airbus, mesmo apresentando o problema técnico, o avião poderia ser liberado para voar por até dez dias. O deputado ressaltou, porém, que a recomendação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) é de que os reversos sejam usados em potência máxima nos pousos em pista molhada.

SIGA-NOS NO Google News