Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cotação do dólar atinge o menor nível desde 2001

Humberto Marques/Campo Grande News - 29 de março de 2007 - 22:33

A cotação do dólar desabou mais de 1% nesta quinta-feira (29 de março), levando a moeda aos menores patamares registrados nos últimos seis anos. Segundo a Reuters, a divisa norte-americana encerrou o dia de negócios vendida a R$ 2,045, com desvalorização de 1,16%. No ano, a moeda acumula baixa de 4,26%.

O valor de venda do dólar nesta quinta-feira é o menor desde 9 de março de 2001, quando a moeda encerrou a R$ 2,044, conforme informações repassadas pelo Banco Central. O Banco Central interveio no mercado com o intuito de tentar conter a queda. Em seu leilão diário de compra, a autoridade monetária aceitou pelo menos dez propostas. Após a operação, a divisa acentuou sua trajetória de queda.

A explicação dos analistas para a desvalorização massiva da moeda é o fluxo cambial positivo: a entrada de recursos no Brasil é superior à saída de dinheiro. Em outras palavras, a procura pelo real é muito maior, diante da confiabilidade do mercado nos fundamentos econômicos brasileiros. Outro fator apontado para justificar a desvalorização é o início da disputa da última Ptax de março, a ser utilizada para o cumprimento de contratos do dólar futuro.

O cenário econômico também registrou recuperação da Bolsa de Valores de São Paulo, após duas sessões consecutivas de queda. O Risco-País, utilizado para medir o risco de investimentos no Brasil, atingiu novamente sua mínima histórica, chegando a 169 pontos-básicos.

SIGA-NOS NO Google News