Cassilândia, Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

19/04/2004 09:43

Correios lançam selo homenageando Orlando Villas Boas

Assessoria de Comunicação dos Correios/MS
Cassilândia NewsCassilândia News

No Dia do Indio, 19 de abril, os Correios lançam no Mato Grosso do Sul o selo Orlando Villas Boas, uma homenagem ao sertanista que dedicou sua vida ao contato com as populações indígenas do país. O lançamento do selo acontecerá no Centro Operacional dos Correios, em Campo Grande, e contará com a participação especial do Grupo de Dança Indígena Tê, da etnia Terena. A Funai (Fundação Nacional do Indio) também estará representada no evento. De acordo com o diretor regional dos Correios, João Rocha, o dia 19 de abril deve ser, antes de tudo, um dia de reflexão sobre a situação dos índios no estado, que tem a segunda população indígena do país. "A sociedade brasileira tem uma dívida histórica para com as populações indígenas, por tudo o que aconteceu desde os tempos da colonização. Então é preciso um esforço do governo e da sociedade civil para resgatar essa dívida. É preciso reconhecer o direito dessas populações e vivermos em harmonia, respeitando as diferenças culturais e os direitos daqueles que foram os primeiros habitantes destas terras". O lançamento do selo Orlando Villas Boas acontecerá às 15:00 horas, no dia 19 de abril, no Centro Operacional dos Correios, na rua Barão do Rio Branco (ao lado da rodoviária). Orlando Villas Boas - Sertanista e indigenista brasileiro, começou seu contato com os índios em 1943, na expedição Roncador-Xingu, criada com o objetivo de desbravar a região central e norte do país. Nos 20 anos de duração, a expedição abriu mais de 1.500 quilômetros de trilhas, navegou 1.000 quilômetros em rios e contactou cerca de 20 tribos. O trabalho de Orlando contribui para a preservação dessas tribos, que de outra forma poderiam ter sido exterminadas no contato com os brancos. Dentre os títulos e homenagens que recebeu, a que mais o emocionou foi ter sido chamado pelos índios como "o cacique branco do Xingu". Por fim foi homenageado pelo índios no ritual do Kuarup, homenagem só concedida aos mortos mais importantes das tribos. Orlando fez seu trabalho junto com seu irmão, Cláudio Villas Boas.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
13:15
Cassilândia
09:00
Maternidade
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)