Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Correios busca parceria com prefeituras

Assessoria de Comunicação - 30 de setembro de 2005 - 17:05

Procurando facilitar a entrega de correspondências e encomendas, os Correios estão buscando as prefeituras para firmar parcerias visando a identificação de ruas e a criação de novos Códigos de Endereçamento Postal (CEP). As prefeituras podem firmar parceria com os Correios para melhorar os mecanismos de identificação de ruas, avenidas, praças e travessas da cidade. Nesse sentido, as administrações municipais devem enviar as denominações de novos logradouros regularmente aos Correios, que fornecerá as atualizações de CEP a cada três meses. Esse trabalho de atualização será fundamental para a definição do novo Código de Endereçamento Postal (CEP) e permitirá que os moradores sejam localizados com maior facilidade.

A parceria entre os Correios e as prefeituras já proporcionou a atualização e a criação de novos CEPs em 38 cidades do Centro-Oeste (10,76%), 59 no Nordeste (16,71%), 24 no Norte (6,80%), 168 no Sudeste (47,59) e 64 no Sul (18,13%).´´Esse trabalho integrado começa por meio de contatos formais e se conclui com a celebração de termos específicos, o que permitirá a troca de dados de logradouros e a realização de levantamentos para regularização de nomes de lugares, limites de bairros e numeração de endereços”, explica Elso Martins Ferreira, Chefe da Divisão de Desenvolvimento Operacional de Cartas dos Correios.

De acordo com o diretor regional, João Rocha, a falta de identificação das ruas e do número das casas é a causa mais freqüente para o atraso ou devolução de cartas e encomendas. “Além de provocar retrabalho para os carteiros, prejudica o próprio usuário-consumidor”, afirma. Ele cita como um bom exemplo a elaboração, pela Câmara de Vereadores de Campo Grande, de lei obrigando os novos loteamentos e conjuntos habitacionais, sejam públicos ou privados, a entregarem as obras já com a identificação das ruas. “Esse exemplo poderia ser seguido pelas outras Câmaras”, disse. Outra iniciativa elogiada pelo diretor foi a aprovação da lei restringindo a mudança dos nomes das ruas. “As mudanças constantes prejudicam a localização das ruas, com a conseqüente demora nas entregas”.

Com o envio de dados por parte das prefeituras, as informações são inseridas no banco de dados do sistema Diretório Nacional de Endereços (DNE). Após o cadastramento, os Correios encaminham às prefeituras a relação dos logradouros com seus respectivos CEPs.



SIGA-NOS NO Google News